Um estudo realizado conjuntamente entre a Net Village e a Digital Street indica que, apesar da lei comercial japonesa obrigar a que, desde 1 de Fevereiro, os remetentes de email directo utilizem a palavra "publicidade" na linha de assunto das mensagens enviadas aos consumidores, o volume de mensagens não diminuiu, noticia o AsiaBizTech.



No estudo, 95 por cento do mailing directo enviado para os telefones móveis durante o mês de Fevereiro estava identificados como publicidade, mas o número de mensagens não solicitadas demonstrou pouca tendência para diminuir, desiludindo aqueles que pensavam que com a nova lei a situação se iria alterar.



Fazendo uso de um telemóvel NTT DoCoMo com o endereço de email "telephone number@docomo.ne.jp" contabilizou-se o número de mensagens comerciais não solicitados enviadas durante o mês de Fevereiro que chegaram às 2.578 - o que dá qualquer coisa como 92 por dia - das quais 94,4 por cento usavam a palavra "publicidade".



As duas empresas têm efectuado a sua pesquisa desde Agosto, quando o número mensal de junk email era de apenas 857. Mas desde essa altura começou a aumentar e o número cresceu até aos 2.898 emails em Dezembro, passando para os 2.945 em Janeiro deste ano.



O ministro japonês da economia, comércio e indústria propôs recentemente algumas alterações à lei de transacção existente, na tentativa se fortalecer as medidas de prevenção do envio de emails comerciais, considerando o facto de que tais mensagens se transformaram num grande problema social.



Notícias Relacionadas:

2001-02-06 - Alteração de email prejudica estratégias de marketing

2001-02-02 - Dois mil milhões de contos anuais desperdiçados em junk email