Dando seguimento a uma proposta avançada no final do ano passado, o World Wide Web Consortium (W3C) lançou ontem a sua Mobile Web Initiative, que se vai concentrar na melhoria das condições de navegação Web em dispositivos móveis. O objectivo é que a experiência de navegação seja tão fácil e cómoda como num computador pessoal.



O consórcio, que envolve diferentes parceiros da indústria, defende que o potencial de utilização de dispositivos portáteis na Web ainda não está totalmente explorado, apesar de muitos smartphones incluírem já web browsers. O interesse dos utilizadores por estes dispositivos continua a crescer, assim como a possibilidade de procurar informação na Internet a partir de um telemóvel, justifica a W3C.



Entre os problemas identificados está a dificuldade de navegação Web a partir dos equipamentos móveis mas também a falta de disponibilidade de websites em plataformas móveis e a dificuldade dos fornecedores de conteúdos de construírem os seus sites de forma a serem usados convenientemente nos diferentes dispositivos.



Defendendo que o acesso móvel à Web é uma experiência de má qualidade há demasiado tempo, Tim Berners-Lee, director da W3C e criador da World Wide Web, explica que a iniciativa reconhece que o dispositivo móvel é um participante importante e vai produzir materiais para ajudar os programadores a tornar a experiência Web móvel mais positiva.



A Mobile Web Initiative é composta por dois grupos de trabalho, um direccionado às melhores práticas que vai desenvolver guias de actuação, e um para os equipamentos, que publicará uma base de dados com descrições que os autores de conteúdos poderão usar para adaptar as suas páginas às particularidades dos diferentes dispositivos.



A iniciativa é financiada por algumas das maiores empresas de telecomunicações, como a France Telecom e a Vodafone) e fabricantes de equipamentos (como a HP). em comunicado refere-se ainda que os dois grupos de trabalho que integram a Mobile Web Initiative irá trabalhar em conjunto com a Open Mobile Alliance (OMA) e o 3GPP.

Notícias Relacionadas:

2005-01-31 - W3C recomenda novas especificações para serviços Web

2004-07-30 - World Wide Web Consortium e Open Mobile Alliance estabelecem relações formais