Destinado aos clientes empresariais que pretendem obter uma maior segurança nas comunicações wireless, o Wi-Fi Protected Access(WPA) consiste num novo padrão de segurança para as redes sem fios Wi-Fi - baseadas na tecnologia 802.11b, anunciado hoje, dia 31, pela Wireless Fidelity Alliance, uma organização não-lucrativa criada em 1999 para promover a interoperabilidade dos produtos 802.11x.



O WPA visa substituir o actual padrão WEP (Wired Equivalent Privacy), sendo uma solução que foi concebida para funcionar com os produtos disponíveis neste momento no mercado. Espera-se que o padrão comece a ser empregue em produtos certificados como sendo Wi-Fi no primeiro trimestre de 2003. A maior parte dos fabricantes de equipamento de comunicações sem fios deverão oferecer actualizações de firmware e software para os produtos Wi-Fi actualmente em utilização.



Ao contrário do WEP, que emprega chaves fixas facilmente descodificadas com o recurso a software, o WPA utiliza o Temporal Key Integrity Protocol (TKIP), que gera novas chaves por cada 10 KB de dados transmitidos através da rede, tornando-se mais difícil de aceder.



O novo padrão resulta da colaboração entre a Wi-Fi Alliance e o grupo de trabalho para padrões da tecnologia 802.11 do Instituto de Engenheiros Eléctricos e Electrotécnicos (IEEE). Apesar de as redes Wi-Fi se terem começado a tornar populares, muitos utilizadores empresariais permanecem reticentes em relação a esta tecnologia, devido a receios de falhas de segurança, que permitam que uma pessoa aceda à rede sem o conhecimento ou permissão de quem a instalou.



Notícias Relacionadas:

2002-07-22 - Padrão 802.11a de redes sem fio vai designar-se oficialmente Wi-Fi5