
A aprovação do Conselho da União Europeia foi formalizada esta semana, a 9 de outubro, dando luz verde ao projeto que prevê a instalação de pontos de acesso gratuito via Wi-Fi em espaços públicos por toda a Europa, com especial enfoque nas praças, bibliotecas e hospitais.
O projeto tinha sido aprovado no Parlamento Europeu em setembro, depois de uma votação de um relatório liderado pelo deputado Carlos Zorrinho, e o objetivo é chegar a 6 a 8 mil comunidades até 2020. Na altura, em entrevista ao TEK, Carlos Zorrinho admitiu que este projeto é um embrião para a sociedade gigabit na Europa.
Com uma dotação financeira inicial de 120 milhões de euros, o acesso ao programa é reservado a entidades públicas com espaços abertos, como os referidos, recebendo um financiamento da União Europeia num modelo de "primeiro a chegar, primeiro a ser servido", pelo que é importante que as comunidades se candidatem rapidamente.
As consultas para apresentação de projetos devem ser lançadas ainda este ano, ou no início de 2018 e vão ser lançados portais multilíngue para informação a todos os cidadãos e visitantes da Europa.
Depois da aprovação, o regulamento deverá ser formalmente assinado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu já na próxima semana, a 25 de outubro de 2017, sendo depois publicado no Jornal Oficial da UE.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários