Um estudo da Gartner mostra que foram vendidos 5,1 milhões de PDAs ao longo do primeiro trimestre deste ano. O número de unidades comercializadas corresponde a um aumento de 39,7 por cento face ao mesmo período do ano passado.




Os equipamentos com Windows Mobile embutido perfizeram mais de 60 por cento do total de vendas no trimestre, com a comercialização de 3,2 milhões de unidades. Todd Kort, analista da consultora, afirma que estes resultados foram "surpreendentes, uma vez que o Windows Mobile 6 é lançado no segundo trimestre juntamente com novos equipamentos".




Por sua vez, entre Janeiro e Março foram vendidos 928,14 mil de terminais com sistema operativo da Research in Motion (Blackberry), 314,36 mil com Palm OS, 288 mil Symbian e 33,4 mil com Linux.




Os números revelam que o Windows Mobile continua a aumentar a sua posição no mercado móvel e, de acordo com a Gartner, deverá estar presente em 64,5 milhões de terminais até 2009.




Quanto aos vendedores, o relatório da Gartner indica que a RIM continua a liderar o mercado de PDAs com o Blackberry Pearl a representar cerca de 55 por cento do total de vendas da empresa nos primeiros meses deste ano. A Mio Technology, a Samsung, a Sharp e a Nokia foram as restantes vendedoras a ocupar os primeiros cinco lugares na tabela de empresas com maior quota de mercado neste segmento.




Números anteriormente revelados pela A IDC também indicavam que o sistema operativo móvel da empresa de Bill Gates é o que apresenta maior taxa de crescimento (135,3 por cento em 2006) face aos concorrentes, promovidos pela Nokia (53,6 por cento), Blackberry (41,5 por cento) e Linux (10,3 por cento).




O sistema operativo da Microsoft está disponível em 55 países e é distribuído juntamente com os equipamentos comercializados por 125 operadores em todo o mundo. Estes números representam um aumento considerável na aposta dos vendedores uma vez que há um ano, o Windows Mobile contava como apoio de 41 fabricantes e 68 operadores móveis.




Notícias Relacionadas:

2007-04-23 - RIM prepara software BlackBerry para Windows Mobile 6.0

2007-02-01 - Duas falhas de segurança afectam Windows Mobile

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.