A parceria da Microsoft com a Nokia vai dar uma ajuda preciosa à dona do Windows para aumentar a sua quota de mercado na Europa ocidental. A previsão é da Strategy Analytics. A empresa de estudos de mercado defende que no final do próximo ano a quota da Microsoft na região deverá aumentar para 12,3 por cento, duplicando face aos valores atuais.



A confirmarem-se os dados, salta à vista a grande distância entre a posição ocupada pela plataforma que passa a partir do final deste ano a "alimentar" os smartphones da Nokia e a opção anterior, o Symbian, que no final do primeiro semestre de 2010 estava em 41 por cento dos telefones móveis inteligentes vendidos na Europa ocidental. Mesmo assim, o Windows Phone será o que mais cresce em 2012.


O previsto reforço de quota no mercado móvel europeu contabiliza a presença nos dispositivos de diferentes fabricantes. Além do impacto do acordo com a Nokia, a Microsoft beneficia das parcerias que levam o seu software móvel para outros fabricantes com um peso relevante no mercado, como a Samsung ou a HTC.


A parceria entre a Nokia e a Microsoft, anunciada no início deste ano na feira mundial das comunicações móveis, em Barcelona, deverá entrar numa nova fase amanhã. Ao longo dos últimos dias vários rumores indicam que as empresas aproveitarão a realização amanhã do Nokia World, o evento anual da Nokia, para mostrar o primeiro smartphone da fabricante finlandesa suportado no Windows Phone.


Ainda de acordo com a Strategy Analytics, no próximo ano o Android vai liderar as vendas no mercado europeu com uma quota de 44 por cento. Atrás surge o iOS da Apple com uma quota de 23 por cento e na terceira posição deverá estar o Windows Phone, que será a plataforma de maior crescimento.


No total devem vender-se no próximo ano na Europa ocidental 117 milhões de dispositivos, mais 12 por cento que este ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico