O WTF integra três tarifários que em comum têm tráfego ilimitado para um conjunto de aplicações moveis e 500 minutos de voz para todas as redes. Para navegar na Internet os tarifários integram 500 MB, 1GB ou 2 GB com preços de 11,90, 13,90 e 16,90 euros, propostas só disponíveis para clientes com menos de 25 anos.

As apps que vão ter tráfego ilimitado incluído são o WhatsApp, o Viber, o Facebook Messenger, o Blackberry Messenger e o Skype. O target a que a nova marca se dirige integra cerca de um milhão de utilizadores que representam 11% do mercado, mas com um poder de influência muito superior, a rondar os 59%.

Outros dados referidos pela Optimus indicam que o segmento jovem (15-25 anos) representa 12% das receitas, sendo que 80% dos utilizadores nesta faixa etária subscrevem tarifários tribais, com chamadas e SMS ilimitados na rede.

Sobre esta geração de nativos digitais, a Optimus revela ainda que 91% estão online e que fazem hoje já uma utilização de smartphones superior à média do mercado.

Em Portugal, a utilização deste tipo de equipamentos será já uma realidade para 37% do mercado. Entre os jovens aumenta para 56%. Esta vantagem também é uma realidade para a utilização das apps de comunicação com utilização privilegiada nos tarifários da WTF.

Face aos dados, a Optimus defende que faz sentido inverter a relevância dos elementos que integram o tarifário, passando a voz para segundo plano e privilegiando as comunicações de dados.

Na mesma linha, a operadora reforça o suporte ao cliente através destes canais e estreia a possibilidade de recorrer ao serviço de apoio ao cliente via Skype.

A operadora também esclarece que, embora a nova marca seja especificamente dirigida a jovens até 25 anos, não expulsará da marca quem atingir esta idade. No entanto a permanência na WTF implica um acréscimo de 4,90€ ao valor da mensalidade.

A oferta da WTF deixa de fora os equipamentos focando-se apenas nos tarifários.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico