O ex-presidente da ONI Communications foi hoje anunciado como novo presidente da DSTelecom, empresa do grupo DST que opera no mercado grossista de telecomunicações.



Um dos principais projetos que a DSTelecom têm em mãos nesta altura é a construção de infraestrutruras de fibra óptica em diversos pontos do país, num total de 9 mil quilómetros de rede.



A empresa foi a vencedora dos concursos públicos que escolheram a empresa responsável pelo desenvolvimento das infraestruturas de fibras em zonas rurais em três regiões do país: norte, algarve e alentejo. A rede irá ligar 90 cidades do país num investimento que totaliza perto de 90 milhões de euros.



As redes de alto débito construídas no país tirando partido de fundos comunitários alocados ao desenvolvimento de zonas rurais são uma área onde a DSTelecom já está há vários anos. A empresa faz também a gestão das redes Minhocom e Valicom no Minho, duas das quatro redes (as outras duas estão na zona de Évora e em Trás-os-Montes) criadas no país ao abrigo dos fundos disponibilizados no programa-quadro anterior da Comissão Europeia.



As redes de Minhocom e da Valicom juntam 11 concelhos com uma rede de aproximadamente 400km.



Xavier Martin era CEO da ONI desde 2007, mas estava na empresa há 14 anos. Foi substituído por Pedro Morais Leitão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.