A Apple confirmou que a próxima atualização do iOS, o sistema operativo que dá suporte ao iPhone, iPad e iPod Touch não contará com uma aplicação pré-configurada para facilitar o acesso ao YouTube, o serviço de vídeos da Google.



Esta segunda-feira ficou disponível a versão beta do iOS 6, onde é possível confirmar a opção da fabricante da maça, que fez o mesmo relativamente ao Google Maps, substituído por uma aplicação própria.



As aplicações da Google para ambos os serviços tinham direito a pré-instalação na plataforma móvel da Apple desde o seu lançamento em 2007. Ambas perdem o estatuto na mesma atualização embora até agora só fosse conhecido o "afastamento" do Google Maps, porque na apresentação do novo OS em junho a Apple detalhou características da alternativa que o substitui.



Segundo explicações da própria Apple, a licença da fabricante para usar a aplicação que facilita o acesso ao YouTube nos dispositivos da marca terminou e por isso não se mantém na nova versão. Como frisa a empresa, citada por vários sites internacionais, o acesso continua a ser possível via browser e em breve também através de uma aplicação que a Google está a desenvolver e que será disponibilizada na loja de aplicações para iOS.



A versão 6 do sistema operativo móvel da Apple tem lançamento previsto para o outono. Alguns rumores asseguram que o lançamento oficial será precedido da apresentação de um novo iPhone.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira