A Zon Multimédia garante que até final do ano levará a sua oferta de Internet a 100 megas a 90 por cento dos 3 milhões de clientes servidos pela operadora. O número traduz uma cobertura de 50 por cento da população, apta a beneficiar do upgrade à rede híbrida da operadora.

O anúncio foi feito pelos responsáveis da empresa na apresentação de resultados esta manhã, garantindo que a combinação de fibra e cabo da infra-estrutura da Zon torna relativamente fácil o upgrade de velocidades e permite uma rapidez de movimentos muito superior à dos operadores concorrentes, que terão de investir mais tempo e dinheiro na criação de uma nova infra-estrutura de fibra óptica.

Luis Lopes, administrador da empresa, garantiu aliás que os 100 Mbps, que a Zon passou recentemente a oferecer no âmbito de uma nova oferta comercial, primeiro num pacote só de Internet e agora em triple play, foi uma decisão comercial, já que a tecnologia permite avançar com velocidades muito superiores.

No final do ano os 100 Mb da Zon chegavam a 200 mil clientes, um valor que a empresa garante não incluir os visados por um piloto da TvTel (comprada pelo grupo no ano passado) na zona de Lisboa.

Antes de estender a toda a rede a oferta de banda larga a 100 Megas, a Zon avança com banda larga móvel pré-paga. O novo serviço será lançado em breve e segundo os responsáveis da empresa, a prazo, o objectivo é criar sinergias com outras ofertas da empresa, dando ao utilizador vantagens pela utilização da sua placa USB.

A nova oferta pré-paga pode ser carregada no multibanco, nas lojas Zon e no homebanking com valores entre os 10 e os 60 euros, em intervalos de 15 euros.

A data de lançamento da oferta Zon Net Mobile não foi revelada.