A Zon está a desenvolver uma tecnologia wireless que terá como objectivo facilitar a multiplicação das ligações de cabo dentro de casa, sem recurso a fios, adianta a edição de hoje do Diário Económico.



A tecnologia visa permitir que várias televisões tenham acesso aos serviços de TV paga da operadora, sem necessidade de instalar caixas descodificadoras adicionais ou instalar outras ligações de cabo.



Fonte da operadora explicou à empresa que o objectivo é levar o serviço de TV da Zon a todos os espaços da casa e a novas plataformas, como os tablet PCs, por exemplo.



Está a decorrer na Suíça o congresso internacional dos operadores de cabo, que se prolonga até amanhã, 17 de Fevereiro. O evento serve para discutir as principais questões do sector a nível internacional e o desenvolvimento de sistemas de Gateway Wi-Fi é um dos deles, relata o diário.



A acompanhar o Cable Congress 2011 está também o Jornal de Negócios, que relata o empenho do sector em mostrar a Bruxelas que os operadores de cabo têm um papel central no capacidade da UE para atingir as metas a que se propõe na Agenda Digital.



A Cable Europe já entregou no parlamento Europeu alguns números que o comprovam, onde se sublinha que os operadores de cabo já entregam hoje velocidades superiores a 30 Mbps - o mínimo preconizado na Agenda Digital europeia para toda a população da região em 2012 - a cerca de metade dos 220 milhões de lares europeus.



Em 2020, a Cable Europe antecipa que os vários operadores de cabo da região assegurem velocidades de pelo menos 100 Mbps.