A Google começa a recolher esta quarta-feira imagens das principais ruas de Lisboa e Porto, e no próximo Verão, de Braga, que serão disponibilizadas até ao final do ano no Google Maps, a partir da funcionalidade Street View.

Inês Gonçalves, responsável de marketing da Google Portugal, falou ao TeK sobre o lançamento do serviço por terras lusas e acerca da escolha das três cidades portuguesas que irão integrar o serviço.

Inês Gonçalves: Desde que abrimos o escritório que temos apostado fortemente em trazer todos os produtos da Google para Portugal. Os produtos geográficos são claramente uma prioridade para nós por questões culturais e históricas e porque sabemos que cerca de 70 por cento de todas as pesquisas feitas no Google têm carácter geográfico.

Ter este produto disponível vai permitir aos utilizadores verem de forma muito mais atractiva e muito mais organizada e relevante toda a informação geográfica que procuram nas suas pesquisas.

As empresas também poderão aproveitar esta ferramenta, nomeadamente uma imobiliária, que poderá mostrar os seus imóveis com diferentes perspectivas, já que os interessados poderão ver onde o imóvel se situa, os prédios em redor, os caminhos que os filhos terão de percorrer até à escola ou qual o supermercado mais próximo.

Por outro lado, vai permitir à empresa enriquecer o seu próprio site, porque através de uma ferramenta chamada API é possível por o Street View no seu próprio site de forma gratuita.

Relativamente às três cidades portuguesas escolhidas, Lisboa e Porto fazem sentido pela sua dimensão e pela sua popularidade turística; Braga talvez não pareça a escolha mais óbvia, mas uma vez que não podemos abarcar todas as cidades nas ferramentas que lançamos, então em cada produto tentamos envolver uma cidade diferente.

Com as cidades em 3D apanhámos o Funchal e o Marvão e agora, neste caso, optámos por uma cidade que consideramos muito bonita, que é Braga.