O leitor de ebooks E60 da Samsung foi apresentado na semana passada, numa parceria com a Editora Babel, mas só chegará às lojas em Junho. O potencial reconhecido é elevado, dada a apetência dos utilizadores por estes aparelhos, como adianta Paulo Costa, Sales & Marketing Manager, IS Business Division, da Samsung Electrónica Portuguesa, na resposta a algumas questões colocadas por email.

TeK: Quais as expectativas da Samsung para o e-reader E60 em Portugal?
Paulo Costa:
Estimamos até ao final do ano vender 10,000 unidades dos modelos sem conectividade 3G. O potencial de venda dos modelos 3G que iremos introduzir no mercado num futuro próximo, é substancialmente superior.

[caption]Paulo Costa[/caption]
TeK: Acredita que o mercado já demonstra apetência para estes equipamentos?
P.C.:
Sim. A corrente de informação que já circula em fóruns on-line já é muito forte. É claro que o conceito de eBooks ainda não está massificado, mas a expectativa é muito grande.

O mercado americano está um passo à frente do resto do mundo. A receptividade tem sido muito boa. É público que a Amazon no ultimo período natalício, vendeu mais "kindles" que livros. Estima-se que este ano vai-se a nível mundial vender 7 milhões de equipamentos e que a Europa contribua com 10%.

TeK: Quais os moldes do acordo com a Babel? A parceria é exclusiva ou será alargada a outras marcas portuguesas?
P.C.: Estamos a tirar partido de uma conjugação de interesses mútua. A Samsung tem um dispositivo de leitura e escrita de conteúdos electrónicos, a Babel funcionará como entidade agregadora e fornecedora de conteúdos para este dispositivo. Uma parte não funciona sem a outra.

TeK: Vai existir uma loja online para conteúdos? O E60 também poderá "ler" jornais como outros eBooks que estão no mercado? Como estão a gerir os acordos de copyright?
P.C.:
Vão existir várias lojas on-line. Numa parceira com a envolvência de duas entidades como a Babel e a Samsung, logicamente os acordos de copyright estão salvaguardados.
O E60 vai ter acesso a notícias de várias publicações. O acesso a noticias on-line (e-news) é um argumento tão forte ou (mais forte) que o acesso a livros electrónicos.

TeK: O leitor já traz conteúdos pré-carregados? Como se compram mais conteúdos?
P.C.:
Não. No seu lançamento (Junho) o E60 não vai trazer conteúdos pré carregados. Para comprar conteúdos, basta do lado do dispositivo estabelecer a ligação por interface USB ligado a um PC, para aceder a um servidor de conteúdos, ou ligar directamente a um servidor de conteúdos utilizando a capacidade de conectividade wi-fi, através da simples digitalização do URL ou simplesmente fazendo "double-click" no icon de um "fornecedor" de conteúdos. Do lado do fornecedor dos conteúdos, pode ( e deve ) funcionar com a mesma mecânica, de uma plataforma normal de comércio electrónico.