O Prémio Personalidade do Ano 2004 da APDSI foi este ano atribuído a João Picoito, CEO do Grupo Siemens Communications, que detém também outros cargos na Siemens Portugal. Este é o segundo ano em que se realiza a atribuição deste galardão que distingue o trabalho de uma personalidade na dinamização de projectos de utilidade pública no âmbito da Sociedade da Informação.

O premiado foi seleccionado por um júri constituído por personalidades que têm trabalhado na área da sociedade da informação, e do qual fizeram parte Diogo Vasconcelos; Francisco Murteira Nabo; Gustavo Cardoso; Francisco Maria Balsemão; João Matias; Jorge Salamanca e José Dias Coelho, da APDSI. O prémio conta com o patrocínio da Oracle Portugal, da Sun Microsystems Portugal e do Jornal Expresso e será entregue pelo Presidente da República em data ainda a definir, explica a Associação em comunicado.

João Picoito nasceu a 31 de Maio de 1964, é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa e concluiu o Advanced General Management Program, da European School of Management and Technologie. É Membro da Comissão Executiva da Siemens Portugal e CEO do Grupo Siemens Communications, sendo também responsável ao nível da Siemens SA pelos programas corporativos: Inovação, Service e e-Business, pelo Research & Development tendo dinamizado a criação de dois Centros de Inovação em Alta Tecnologia de nível mundial, tornando possível a criação do que é hoje o cluster High Tech em Portugal.

Distinguido com Personalidade do Ano 2004 na área da Sociedade da Informação, João Picoito está ainda envolvido numa série de associações, entre as quais o CEDAT/AIP (Conselho Estratégico das Empresas de Alta Tecnologia e Defesa) da Associação Industrial Portuguesa / Câmara de Comércio e Industria (AIP/CCI), onde é Vice-presidente; a APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações); ANETIE (Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica); a própria APDSI (Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação) e ainda a ADT (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Telemedicina).

No ano de 2003 o prémio Personalidade do Ano da APDSI havia sido atribuído a Francisco Godinho, professor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e engenheiro de reabilitação, responsável por várias iniciativas com vista ao desenvolvimento de conteúdos para a Internet acessíveis para as pessoas com deficiência.

Notícias Relacionadas:
2003-09-25 - Francisco Godinho distinguido com o prémio Personalidade do Ano na Sociedade de Informação