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Os resultados, o peso do negócio internacional e a estratégia de internacionalização são alguns dos temas abordados pelo CEO da PHC nesta entrevista ao TeK.
A expansão das soluções cloud da empresa e o perfil das empresas que procuram estes produtos também foram tema de conversa.
TeK: A PHC terminou o ano com um crescimento de 30% que justifica, em parte, com o reforço da rede de parceiros e adesão ao acordo PHC On. Quando indicam que o crescimento da rede teve como objetivo responder às necessidades do mercado refere-se à procura ou identificaram mesmo deficiências na cobertura de algumas áreas ou regiões que este ano suprimiram?
Ricardo Parreira: Foram alterações sobretudo a nível de cobertura. Identificámos algumas áreas em que poderíamos ter uma melhor cobertura. Posto isto, fizemos algumas alterações estratégicas para melhorar a nossa presença nessas regiões. Os resultados foram muito satisfatórios.
TeK: Os níveis de adesão PHC On suponho que traduzem os benefícios do pacote. Em termos de poupanças para o cliente quais são os indicadores chave?
Ricardo Parreira: O PHC On permite aos clientes o acesso imediato a todas as versões e atualizações lançadas durante um ano, pelo que os clientes poderão desfrutar rapidamente de todas as vantagens oferecidas em cada nova versão, não correndo o risco de "perderem" algumas das alterações feitas às soluções da PHC. Mudanças na legislação, novas funcionalidades para os módulos que foram adquiridos ou novas versões do PHC CS são apenas alguns dos exemplos de informações que chegam de forma totalmente transparente aos clientes, para que estes se mantenham sempre a par das novidades, sem perderem tempo em pesquisas e perguntas.
A subscrição do novo PHC On dá ainda acesso a um conjunto exclusivo de funcionalidades, bem como ao site on.phc.pt, um portal desenhado a pensar nos clientes e repleto de novidades, ferramentas úteis e conteúdos formativos.
Mais do que um acordo de poupança, o PHC On é uma ferramenta que ajuda os clientes a aumentarem a produtividade da sua empresa e garantirem o retorno do seu investimento.
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TeK: A solução SaaS cresceu muito em 2013. O perfil de clientes que procuram estas soluções é idêntico àquele que a PHC já servia com as soluções mais tradicionais ou há diferenças?
Ricardo Parreira: É diferente. As empresas que procuram os serviços SaaS são maioritariamente empresas de serviços, pois estas soluções permitem adaptar-se melhor ao seu crescimento e necessidades. Importante referir que nesta área de soluções SaaS, temos soluções que abrangem as áreas de CRM, gestão de equipas, gestão, faturação, gestão documental e gestão de pedidos e de serviço.
TeK: Que estimativas têm relativamente ao crescimento do PHC FX este ano, que a base de clientes já é mais expressiva?
Ricardo Parreira: Para este ano, estamos a apontar para um crescimento aproximado de 40% a nível de vendas, perspetivando chegar aos 1800 clientes em PHC FX.
TeK: O negócio internacional pesou 5,5% nos resultados de 2013. Isso representou que crescimento face ao ano anterior e quais são as estimativas para este ano. Vão manter o enfoque nos mesmos mercados?
Ricardo Parreira: O peso do negócio internacional nos resultados da PHC manteve-se idêntico ao de 2012. Espanha duplicou a faturação e o mercado africano cresceu 25%. Ou seja, o valor do negócio internacional cresceu praticamente ao mesmo ritmo que o negócio em Portugal - 30%. Para este ano, esperamos manter-nos em linha com o conseguido em 2013, mas com um aumento de 11% do peso do negócio internacional no volume de negócios da PHC.
Sobre os mercados, a PHC vai manter o enfoque nos mesmos, nomeadamente Portugal, Angola, Moçambique e Espanha. Mas com o crescimento da PHC FX, a ideia é olhar cada vez mais para a globalização.
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TeK: Têm em vista novos negócios que possam mudar muito o peso do negócio internacional na operação?
Ricardo Parreira: Sim, estamos a investir na nossa presença nas geografias já referidas, nomeadamente Espanha, Moçambique e Angola, mas também em novas. O Reino Unido é um dos mercados em que estamos já a trabalhar, nomeadamente na oferta de PHC FX. Para tal estamos a trabalhar fortemente no marketing online, bem como a estabelecer parcerias locais. Estamos também a começar a identificar algumas oportunidades de crescimento na América do Sul, nomeadamente Chile e Colômbia, acompanhando a expansão dos nossos clientes para estes mercados.
TeK: Em 2013 a PHC contratou, para responder ao crescimento. Para este ano há também planos nesse sentido? Quantas pessoas pretendem contratar?
Ricardo Parreira A PHC prevê contratar 25 pessoas este ano.
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