Com uma presença forte na Holanda e nos Estados Unidos, em termos de mercados internacionais, a portuguesa OutSystems lançou no final de Junho uma nova versão da sua plataforma para o desenvolvimento de aplicações empresariais.



Usada sobretudo pelos sectores das telecomunicações, banca e seguros, energia, retalho, distribuição e administração pública, a Agile entra na versão 5.1 com diversas novidades que prometem facilitar a vida aos utilizadores empresariais que tiram partido do software. Reduzir o tempo de desenvolvimento das aplicações e garantindo o acesso a ferramentas que podem ser usadas, mesmo por quem não tem conhecimentos técnicos para desenvolver software.



Paulo Rosado, CEO da Outsystems, falou ao TeK - numa entrevista por email - para explicar as principais novidades da plataforma e a aposta na cloud, que também representa o lançamento da nova versão.

Graças a uma parceria com a Amazon Cloud abre-se a possibilidade de aprovisionamento online. O responsável também fala sobre a aposta e como está a ser avaliada pelos primeiros clientes.

[caption]Paulo Rosado, Outsystems[/caption]

TeK: A Outsystems acaba de apresentar uma nova versão do seu software à qual aponta várias novidades. Entre estas, quais as inovações mais expressivas e que mais diferenciam esta da versão anterior da plataforma?

Paulo Rosado:
A nova versão da Agile Platform aumenta significativamente a produtividade no desenvolvimento de aplicações empresariais. De facto, com a nova versão Agile Platform 5.1 é possível desenvolver uma aplicação empresarial completa e de grande dimensão em apenas um dia.


Uma das novidades mais significativas é a introdução da nova tecnologia IntelliWarp: numa questão de horas, as equipas de desenvolvimento podem construir aplicações web de negócio sem escrever uma única linha de código. Esta nova abordagem de desenvolvimento baseado em modelos visuais contextuais permite desenvolver aplicações empresariais de elevada qualidade em tempo recorde.


Esta nova versão suporta ainda múltiplas bases de dados, com opções de segurança avançadas; aumenta a performance das aplicações através de 'caching' de lógica de negócio no servidor; e oferece suporte integrado para a optimização de motores de busca (SEO) usando friendly URLs.


Com a versão 5.1 os utilizadores têm ainda a possibilidade de extrair automaticamente toda a documentação técnica sobre as suas aplicações. A curva de aprendizagem da tecnologia foi também reduzida, com a introdução de um novo conjunto de tutoriais interactivos, embebidos na própria plataforma, que simplificam e aceleram a aprendizagem da Agile Platform.



TeK: Com esta nova versão a OutSystems anunciou também a entrada na Cloud, num passo que cria na nova versão da plataforma a possibilidade de aprovisionamento na Amazon EC2. Qual a vossa expectativa em termos de utilização desta nova possibilidade?

Paulo Rosado:
É frequente ver organizações empresariais e os seus responsáveis questionarem-se sobre a demora no arranque dos projectos para o desenvolvimento de aplicações de suporte ao negócio. A realidade é que se trata de uma tarefa complexa que exige que a empresa disponha, num curto espaço de tempo, do hardware e software necessários e respectivas configurações para desenvolver e testar essas mesmas aplicações.

A nova capacidade da Agile Platform 5.1 de aprovisionamento na Amazon Cloud possibilita acelerar todo este processo tornando mais acessível para qualquer organização responder às habituais necessidades das equipas de programadores: rapidez e facilidade de desenvolvimento, manutenção e evolução das aplicações.

Passamos assim a oferecer ambientes completos de desenvolvimento e testes com aprovisionamento instantâneo na cloud. Esta oferta vai facilitar a colaboração de equipas de trabalho remotas e distribuídas, garantir a disponibilidade imediata de ambientes para testes a qualquer momento e apresenta estruturas de custo flexíveis. O serviço vai estar disponível em modo pay-per-use a partir de 0.99 EUR/hora.



TeK: A Cloud tornou-se uma componente quase obrigatória de muitas ofertas, mas todo o burburinho em torno do tema reflecte-se em receptividade do cliente para este tipo de modelos?

Paulo Rosado:
Sim, existe um grande entusiasmo e receptividade para qualquer solução associada ao tema da Cloud. Nos EUA, mercado onde temos forte presença já temos exemplos claros desta receptividade. Um caso de sucesso é o exemplo da Faith Academy Online School, que reduziu custos de forma significativa com o desenvolvimento de aplicações bem como o tempo empregue no desenvolvimento destas.

Dan Stueck, vice-presidente de IT da Faith Academy Online School nos Estados Unidos, já testou o novo lançamento da OutSystems e afirmou: "Desenvolver aplicações planeadas e programadas na Faith Academy Online School requeria normalmente um forte investimento em hardware e software. Com a Agile Platform em ambiente Cloud reduzimos de forma drástica os nossos custos com o desenvolvimento de aplicações e, simultaneamente, entregámos os projectos em menos tempo do que se usássemos as ferramentas e práticas standard do mercado".



TeK: A Agile Platform pode ser usada para vários fins e por diversos tipos de empresas. Mesmo assim é possível traçar perfis de clientes?

Paulo Rosado:
Tradicionalmente, são os sectores de telecomunicações, banca e seguros, energia, retalho, distribuição e administração pública que retiram maiores benefícios no uso das metodologias de desenvolvimento ágil.

No entanto, todos os sectores e empresas, sejam grandes ou pequenas, podem beneficiar da Agile Platform para o desenvolvimento das suas aplicações de negócio, devido à velocidade e redução dos custos de desenvolvimento, manutenção e evolução das suas aplicações.
A OutSystems disponibiliza no seu site uma versão gratuita da plataforma, a Agile Platform Community Edition, que pode cobrir as necessidades de pequenas e médias empresas.



TeK: O mercado internacional tem um peso forte na actividade do grupo. Quais os principais mercados da Outsystems e que objectivos estratégicos tem para este ano?

Paulo Rosado:
Os principais mercados da OutSystems são os Estados Unidos, Holanda e Portugal. Para além destes mercados estamos sempre a avaliar a presença noutros mercados através da nossa rede de parcerias que conta actualmente com mais de 55 empresas de referência em vários mercados, a nível mundial.

O objectivo da OutSystems é levar a agilidade e produtividade a todas as organizações, garantindo que estas consigam tirar partido da rapidez e flexibilidade oferecidas pela nova versão da Agile Platform.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.