Francisco Velez Roxo vai dirigir o organismo coordenador do Sistema Nacional de Compras Públicas, que funcionará como uma central de compras. Na resolução aprovada hoje em Conselho de Ministros são também revelados os nomes dos vogais do organismo legalmente constituído em Dezembro último. Manuel Ricou e Armando Sousa Guedes foram os nomes escolhidos pelo Governo.



A Agência Nacional de Compras Públicas tem estatuto de Entidade Pública Empresarial e objectivo de coordenar os esforços de compras centralizadas nos organismos do Estado, que o Governo quer dinamizar.



As primeiras experiências nesta área tiveram início em 2003 com a compra agregada de produtos de baixo orçamento e de pouca complexidade, como o papel, material de higiene ou consumíveis de informática, visando um número seleccionado de organismos em determinados ministérios.



A evolução do projecto já permitiu a compra em bloco para mais do que um ministério e a evolução nas gamas de produtos para áreas mais complexas, na generalidade dos casos com recurso a plataformas de concurso e negociação electrónicas.



Com unidades ministeriais de compras já formadas em vários ministérios, que alinham necessidade para todos os organismos na sua dependência, surgem desenvolvimentos na operacionalização do organismo que articulará as necessidades dos vários ministérios e que promete dar novo impulso ao projecto.



A gestão do parque de veículos do Estado é uma das áreas que também passará para a gestão da ANC, na mesma lógica de centralização e poupança de custos.



Recentemente foi divulgado pela UMIC - entidade que coordenava o projecto - o valor das poupanças obtidas através do projecto de compras públicas electrónicas. De acordo com os números apresentados, entre 2003 e o final do ano passado as compras realizadas por esta via - que agregam necessidades de vários organismos em cada ministério - permitiram poupar 8,2 milhões de euros.



Francisco Velez Roxo é actualmente administrador da SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços.


Notícias Relacionadas:

2007-04-02 - Governo obtém poupanças de 8 milhões de euros com compras electrónicas

2006-12-14 - Aprovado Decreto-lei que regula a criação da Agência Nacional de Compras Públicas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.