O ex-hacker Kevin Mitnick acaba de recuperar a sua
licença de rádio-amador e poderá voltar a utilizar a Internet dentro de menos de um mês.
Mitnick, de 39 anos, cumpriu cinco anos de prisão por ter roubado software e alterado dados de companhias como a
Depois de libertado, em Janeiro de 2000, o ex-hacker cumpriu ainda mais três anos de liberdade condicional, que acabam no próximo dia 20 de Janeiro.
Segundo os termos desta licença, Mitnick terá que obter autorização do
governo antes de utilizar computadores, software, modems ou quaisquer outros dispositivos que se ligam à Internet. As suas capacidades de mobilidade e de emprego estão também limitadas.
No início da semana, a Federal
Communications Commission, entidade reguladora do mercado
norte-americano de telecomunicações, publicou uma decisão que garantia a Mitnick a renovação da sua licença de rádio-amador, depois de uma prolongada batalha legal.
O rádio-amadorismo tem sido um hobby para Mitnick desde os seus 13 anos. O primeiro pedido de renovação da sua licença foi apresentado em 1999, quando ainda estava na prisão. A FCC suspendeu a sua candidatura até agora, tendo actualmente decidido que Mitnick está suficientemente reabilitado para merecer a renovação da licença. Contudo, tal possibilidade acarreta o pagamento de 16 mil dólares em taxas legais.
Depois de ter saído da prisão, Mitnick apareceu em alguns programas
televisivos, depondo como especialista em tribunal e perante o
Unidos e oferecendo conselhos sobre segurança informática. Escreveu ainda um livro "The Art of Deception", que foi publicado em Outubro.
Agora, o ex-hacker está a abrir uma empresa de
consultoria para ajudar as companhias a protegerem-se a si próprias de ataques informáticos. Por outro lado, Mitnick irá também criar filmes documentários de segurança empresarial em parceria com a produtora do actor Kevin Spacey chamada Triggerstreet.
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários