[caption]Nome da imagem[/caption]

TeK: O que diferencia o Power BI face a outros produtos na mesma área?

Paulo Mena:
O Power BI diferencia-se de outros produtos na mesma área pela sua simplicidade e facilidade de utilização. O fato dos utilizadores poderem usar o Excel como ferramenta de suporte à análise de informação (+300 milhões de utilizadores em todo o mundo usam o Excel) torna a utilização do Power BI bastante simples e atrativa. A isso soma-se a possibilidade de atualização dos dados publicados no portal de Power BI com as fontes de dados locais e a possibilidade de efetuar perguntas em linguagem natural, obtendo respostas sobre a forma de visualizações interativas, são algumas das potencialidades que diferenciam o Power BI nesta área.

TeK: O que acrescenta o novo serviço a um cliente do Office 365?

Paulo Mena:
Para quem tem Office 365 este novo serviço permite: a criação de sites de Business Intelligence colaborativos; a manutenção de relatórios atualizados com agendamento programado de dados; a gestão de consultas de dados para a equipa; a manutenção de um Catálogo de Dados com informação pesquisável; elaborar perguntas relacionadas com os seus dados em linguagem natural; e, aceder aos seus dados, a partir de qualquer lado e em qualquer dispositivo.

TeK: Qual pensa ser a sua característica de maior destaque?

Paulo Mena:
Para além de poder utilizar o Excel como ferramenta de suporte à análise de informação, destacaria a funcionalidade Q&A, que permite ao utilizador fazer perguntas que tenha sobre os dados em linguagem natural, sendo que o sistema interpreta estas perguntas apresentado as respostas sob a forma de visualizações interativas.

TeK: É um serviço para empresas de que dimensão?

Paulo Mena:
Clientes que já tenham acesso ao Office 365 veem agora as suas capacidades de trabalho ampliadas já que podem usufruir de uma plataforma de Business Intelligence que combina novas capacidades de visualização e modelação dos dados, e que possibilitam uma visão global e mais imediata da realidade e necessidades do negócio. Através deste novo serviço, é mais fácil e rápido identificar, analisar e prioritizar informação relevante para a organização, fundamental para a tomada de decisão, e tudo isto recorrendo a ferramentas tradicionais e já familiares, como é o caso do Excel.

Sabemos que a situação económica do país não está fácil. Estas dificuldades refletem-se, naturalmente com maior impacto, na maior parte das pequenas e microempresas. No entanto, acreditamos que a adoção desta solução se traduzirá em vantagem competitiva para as empresas, em maiores níveis de produtividade, colaboração e eficiência. Uma empresa que já tenha Office 365, que não tenha capacidade para montar uma solução local e que tenha a necessidade de uma solução de Power BI, pode canalizar esse investimento para esta solução.

TeK: Quanto custa?

Paulo Mena:
Atualmente o Power BI para Office 365 tem neste momento uma promoção de 40% até final de Junho para clientes com plano E3 ou E4 de Office 365, representando um custo por utilizador por mês de 20 USD*.
Consultar o link seguinte para saber mais sobre o serviço http://www.microsoft.com/powerBI/pricing

(* Promoção de 40% de desconto válida para clientes com Office 365, com planos E3 ou E4. Oferta válida até 30 de junho de 2014. Pricing Shown in US Commercial ERP through the Microsoft Online Subscription Program)

TeK: Quantos clientes do Office 365 têm em Portugal?

Paulo Mena:
Atualmente temos mais de 500 000 utilizadores só na área de educação.

TeK: Que expetativas têm quanto à disponibilização do Power BI no mercado português?

Paulo Mena:
Temos expectativas elevadas porque acreditamos que estas soluções são um valor acrescentado para as organizações, nomeadamente porque democratizam o acesso a capacidades tecnológicas que tradicionalmente só estavam disponíveis nas grandes empresas com elevada capacidade de investimento. Trata-se também do reflexo da estratégia de constante inovação que a Microsoft tem desenvolvido em torno das suas ofertas de cloud computing para que proporcionem serviços que ajudem as pessoas e as organizações a atingirem os seus objetivos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.