Por Nuno Figueiredo (*)

Ao longos dos últimos anos, temos vindo a assistir a um aumento exponencial da importância dos dados e da sua análise em todos os setores da sociedade, e a manufatura não foge à regra. Os dados estão e continuarão a estar no centro do mundo e do fabrico. Os fabricantes sempre utilizaram dados, uma vez que estão presentes nas folhas de trabalho e nos processos de fabrico para a monitorização da eficiência da produção através do estudo do tempo e do movimento. Neste sentido, podemos afirmar que a utilização de dados na manufatura não é inovadora.

No entanto, com a evolução de tecnologias digitais como é o caso da Inteligência Artificial e o Machine Learning, a recolha e utilização de dados ganhou nova importância. Os dados que habitam dentro e fora da fábrica têm agora valor real e, sem a sua recolha, os fabricantes não podem continuar a ser competitivos ou a interagir eficazmente com clientes e fornecedores.

Os profissionais de fabrico estão a colocar os dados no centro da sua estratégia de digitalização. Isto porque aprenderam que os dados podem ser utilizados para identificar tendências de produção e mão-de-obra, detetar alterações de comportamento dos clientes, retificar questões de manutenção e qualidade, minimizar o tempo de paragem operacional, e reduzir os riscos empresariais.

Assim, identifico 4 razões associadas à importância dos dados para a manufatura:

Conectividade: A capacidade de ligação é parte integrante do fabrico moderno. Faz a ponte entre as máquinas e permite ao colaborador interagir com a mesma à distância. Para o fazer, os fabricantes dependem de dados baseados na computação em cloud para acompanhar os dados de fabrico e o progresso. Os dados recolhidos a partir destes esforços, por sua vez, permitem aos fabricantes chegar a conclusões importantes sobre os seus negócios.

Melhores Insights: Quando os fabricantes recolhem dados, têm um acesso mais fácil à informação sobre como o negócio está a funcionar e onde é necessário introduzir melhorias.

Eficiência e Transparência: A recolha de dados dá a todos os intervenientes de produção acesso à informação. Isto não só fomenta a transparência em todos os setores, como também torna o ambiente de trabalho mais eficiente e saudável. Com os dados prontamente disponíveis, cada membro da equipa de produção está em sintonia.

Inovação: Os dados também dão aos fabricantes um avanço no desenvolvimento de novos produtos. Confiar nos dados significa que os fabricantes podem avaliar mais facilmente os riscos, bem como prever o impacto da conceção na qualidade do produto e nas vendas.

Mas então o que é que podemos aprender com o mundo dos dados na manufatura?

O ponto mais importante é que, cada vez mais, é necessário estabelecer uma estratégia e um plano de dados como parte do plano global de transformação digital. Temos de compreender que dados possuímos e de que forma podemos gerar valor a partir deles. Este será o futuro.

(*) Board Member da Abaco Consulting