Por Tiago Miguel Feiteiro Carrondo (*)
Hoje, dia 12 de Outubro de 2021 contam-se 20 anos desde a criação da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre.
Durante este período a ANSOL foi mostrando que a sua existência era tão indispensável na altura como o é agora!
Quando em 2011 tomou parte no processo de criação da chamada “Lei das Normas Abertas”, mas 10 anos depois se viu obrigada a criar - e publicar - uma lista de incumprimentos dessa mesma lei em sítios de organismos públicos, revelou que muito caminho havia ainda por percorrer para tornar os meios digitais e a utilização destes meios por todos os cidadãos numa tarefa simples e livre.
O último ano e meio foi de completa revolução digital para muitas pessoas e organizações públicas e privadas e mais uma vez o papel da ANSOL mostrou-se útil na informação e promoção do software livre aplicado ao contexto de tele-trabalho/escola garantindo as melhores condições das tarefas que habitualmente não eram realizadas nos computadores e/ou equipamentos móveis pessoais de funcionários, professores e alunos.
Vivemos numa altura em que mais de 30% de todos os sítios da Internet são concebidos recorrendo a software livre, por pessoas que, na sua maioria, não conhecem o conceito de liberdade de software. A mesma altura em que em Portugal são escassas as lojas que comercializam computadores portáteis com software livre. A mesma altura em que milhares de alunos foram obrigados a instalar nos seus computadores pessoais software proprietário com licenças limitadoras e políticas de privacidade invasivas, por desconhecimento por parte das escolas de opções livres com a mesma finalidade e muitas vezes de qualidade superior. Temos ainda um longo caminho a percorrer.
É uma associação que vive de voluntariado e que participa activamente em iniciativas como a Dinheiro Público? Código Público! (Public Money, Public Code) em conjunto com a Free Software Foundation Europe, colabora com várias comunidades na organização de eventos como a Ubucon Europe ou a Festa do Software Livre e celebra todos os anos datas como o Software Freedom Day e o Document Freedom Day. A ANSOL participa em grupos e comissões parlamentares tanto a nível nacional como europeu visando o esclarecimento e defesa da utilização de software livre em vários contextos.
Ultimamente não consigo falar ou escrever sobre a ANSOL sem fazer a derradeira pergunta: E tu, já fazes parte da ANSOL? Se achas que tudo isto te faz sentido, investe 2 minutos hoje e junta-te a nós [1]! Ajuda-nos a fazer o mundo digital um local mais livre e equilibrado para todos.
O trabalho da ANSOL é tão preciso hoje como em 2001, mas será que o vai ser daqui a 20 anos? Eu gostava de dizer que não, seria um óptimo sinal…
(*) Presidente da Direcção da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários