Por Rita Martins (*)

Quando olhamos para os bastidores do mundo dos ecrãs, do scroll infinito e dos swipes, vemos uma harmonia entre duas disciplinas aparentemente distintas que geram resultados surpreendentes: a psicologia e o UX/UI Design. No processo de criação de aplicações e websites, o psicólogo que estuda a mente humana e o designer de UX/UI têm mais em comum do que pensamos. Os dois encontram um terreno fértil para colaboração, redefinindo a forma como interagimos com produtos digitais.

Se analisarmos com atenção esta conexão, no centro está o nosso comportamento - o que fazemos, porque o fazemos e como nos sentimos. Os psicólogos passam os dias a descobrir por que razão agimos da forma que agimos, o que nos motiva e o que nos faz sentir melhor. Por outro lado, os designers de UX/UI, pela forma como colocam o utilizador no centro do processo, trabalham não só na criação de interfaces visualmente apelativas, como em experiências que se integram naturalmente nas nossas vidas, certificando-se de que encontramos o que precisamos e de que gostamos do que estamos a usar. É aqui que a psicologia entra em cena, pois é como se ambos estivessem a resolver os enigmas da mente humana, um no mundo real e o outro no mundo digital.

E o mais interessante é que ambos se preocupam connosco! Os psicólogos têm como objetivo compreender os nossos pensamentos e sentimentos, tentando ajudar-nos a viver a nossa vida da melhor forma. Já os designers de UX/UI estão igualmente empenhados na nossa experiência, tentando compreender a mente humana, os nossos comportamentos, motivações e expectativas. Querem garantir que não ficamos frustrados com botões confusos e que não nos perdemos num mar de opções. Para eles, navegar num website ou interagir com um produto digital não pode ser apenas um conjunto de elementos gráficos, tem de ser uma coreografia de interacções em que cada passo deve ser compreendido intuitivamente para criar uma jornada tranquila.

Neste sentido, a empatia é algo essencial nas duas profissões. Os psicólogos usam a empatia para ajudar-nos, enquanto os designers usam-na para criar plataformas que nos fazem sentir confortáveis e compreendidos. Desta forma, tal como os psicólogos estão continuamente a aperfeiçoar os seus conselhos e técnicas com base no que funciona melhor, também os designers necessitam de ter um trabalho intenso de investigação para compreender as necessidades e desejos dos utilizadores, bem como os seus padrões de comportamento. As práticas que um psicólogo usa oferecem as metodologias que permitem ao designer aprender connosco e continuar a melhorar as suas criações depois de verem como as utilizamos e como reagimos emocionalmente.

Por fim, falemos da magia de nos levar a fazer determinada ação. Os psicólogos têm métodos para nos ajudar a criar bons hábitos e os designers utilizam estratégias semelhantes para nos orientar em páginas web e aplicações. Por que razão procuramos a navegação dos websites sempre nos mesmos sítios? Isso deve-se, em parte, ao design inteligente que utiliza os padrões de interação mais utilizados. Assim, ambas as profissões utilizam a sua compreensão do comportamento humano para nos encorajar suavemente a tomar certas ações - quer se trate de adotar hábitos saudáveis ou simplesmente explorar uma nova aplicação. E, mais uma vez, não se trata apenas de criar algo estético. Tanto os designers como os psicólogos sabem que o aspeto e a sensação de algo podem influenciar totalmente a forma como reagimos. Os psicólogos sabem que um ambiente calmo pode ajudar-nos a relaxar e os designers utilizam cores e formas para criar emoções e fazer-nos sentir bem ao navegar numa plataforma. A escolha de cores, tipografia, disposição de elementos, todos estes componentes podem ter um impacto.

Por isso, da próxima vez que estivermos a percorrer uma aplicação ou a sentir-nos melhor depois de uma conversa com um psicólogo, há que relembrar: existe uma ligação entre quem concebe o nosso mundo digital e quem compreende a nossa mente. A interseção entre a psicologia e o UX/UI Design oferece uma perspetiva poderosa para a criação de produtos digitais e as próprias organizações já reúnem equipas que abrangem os dois perfis.

Quando os dois mundos se juntam e colaboram, o objetivo é tornar a nossa experiência mais fácil, a nossa vida mais feliz e a nossa viagem através da tecnologia muito melhor - é uma revolução na forma como interagimos com o mundo digital.

(*) Professora de UX/UI Design na Ironhack Portugal