Por Rui Nuno Castro (*)
Escrevo este artigo no recinto Smart City Expo World Congress, o evento de referência mundial que ocorre anualmente em Barcelona. Estes são sempre momentos de verdadeira imersão em inovação urbana e social de onde bebemos inspiração vinda dos quatro cantos do mundo (e não, a terra não é plana).
Escrevo este artigo para partilhar o importante momento para a AlphaCoimbra, de apresentação do seu mais recente projeto, a Casa da Inovação, mas também para partilhar alguns dos temas que me pareceram mais relevantes no decurso do Congresso que ocorre paralelamente à exposição.
Contextualizando a AlphaCoimbra para depois descrever os desafios da Casa da Inovação, devo dizer-vos que se trata de uma associação criada em 2017 por empreendedores da região de Coimbra, que tem como primordial missão contribuir decisivamente para converter Coimbra numa das cidades de média dimensão mais inovadoras da Europa. A AlphaCoimbra propõe-se a essa missão através do conhecimento profundo do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região e da sua dinamização enquanto comunidade. Neste contexto, surge a Casa da Inovação que será o veículo para a transferência de inovação do ecossistema de empreendedorismo para as organizações do chamado mercado tradicional.
Sob o lema "Ecossistema de Oportunidades", a Casa da Inovação vai propor-se transpor boas práticas de inovação e disrupção, uma realidade recorrente nas startups e nos ecossistemas de empreendedorismo, para os chamados mercados tradicionais. E aqui dirigem-se tanto a empresas de comércio e serviços como às empresas industriais, mas também se propõem atuar junto de administração local e regional ou mesmo do setor social. Esta nova aposta da AlphaCoimbra assentará a sua estratégia no entrelaçamento da comunidade de empreendedores e startups com o mercado tradicional, aproximando-os e gerando valor reciprocamente.
Foi aqui, na Smart City Expo World Congress, onde viemos divulgar a AlphaCoimbra e o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região de Coimbra que escolhemos apresentar a Casa da Inovação a diversas organizações nacionais e internacionais, mas onde destacamos vários autarcas nacionais, a AICEP e a Senhora Cônsul Geral de Portugal em Barcelona.
No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a Smart City Expo World Congress apresentou como motto “We are the cities we make” e brindou todos os seus congressistas com um já habitual menu vasto de conteúdos, que este ano incidiram especialmente sobre os temas da sustentabilidade ambiental e da emergência climática, da crise energética e da recuperação da economia depois da crise Covid-19 com impacto nas cidades (por exemplo em sectores como o Turismo) ou mesmo sobre os novos desafios da mobilidade. Sempre com o foco nas soluções através de inovação urbana, da inovação social e tecnológica.
(*) presidente da AlphaCoimbra
Nota : o Smart City Expo World Congress 2021 decorreu entre 16 e 18 de novembro em Barcelona.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários