"Como é que uma solução de mobilidade pode ajudar uma empresa de serviços?"
Por Maria José Governo *
No decorrer dos últimos anos, as necessidades industriais e de distribuição tornaram os processos de recolha de dados mais importantes e complexos. Na indústria há cada vez mais movimentos baseados em lotes, números de série, tamanhos, datas de validade… Ou seja, existe cada vez mais a necessidade de uma maior personalização das ordens de produção e do produto, tendo como objectivo a redução dos tempos e do ciclo de produção.
Em qualquer armazém de mercadorias, a separação de artigos é a actividade que consome mais mão-de-obra e a mais cara. O custo da recolha de dados pode chegar aos 55 por cento da despesa total de funcionamento do armazém. Todos os erros gerados na recolha dos dados das encomendas a fornecedores e clientes podem conduzir a um serviço insatisfatório e ao aumento dos custos operacionais para o armazém e, consequentemente, para toda a cadeia de abastecimento.
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Numa altura em que cada vez mais empresas olham para a redução dos custos e para o processo contínuo de melhoraria da produtividade nos seus armazéns e centros de distribuição, a integração de uma solução móvel pode revolucionar a organização de uma empresa. O aumento da satisfação do cliente é outro aspecto fundamental que resulta deste tipo de abordagem.
A centralização e a informatização dos dados permitem uma melhor gestão das frotas, dos stocks e da logística. A automatização dos processos elimina grande parte dos suportes em papel, que costuma ser fontes de introdução e de multiplicação de erros nos dados sensíveis da gestão de uma empresa. Os arquivos informatizados permitem um acompanhamento pormenorizado de todas as movimentações na organização.
Podemos referir ainda que a leitura automatizada (de códigos de barras ou de chips RFID) permite eliminar erros, aumentar a eficiência e a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, reduzir custos. No caso de empresas com frotas equipadas com terminais móveis, o acompanhamento constante de cada mercadoria permite fornecer informação fidedigna à empresa que presta o serviço e aos seus clientes, potenciando uma maior satisfação destes últimos e a sua fidelização. Por sua vez, a integração da solução de mobilidade com o sistema integrado de gestão (vulgo ERP) permite a tomada de decisões baseadas em informação fidedigna, de modo a melhorar constantemente os processos organizacionais.
* Gestora da unidade de negócio Soluções de Mobilidade na Sinfic.
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