Impressão – Um mercado em constante mudança
Por João Fradinho (*)

O mercado da impressão tem vindo a sofrer profundas alterações desde o último ano. No mercado nacional, o printing teve uma queda de cerca de 30%, os multifuncionais tiveram um melhor desempenho do que as printers, havendo também um melhor comportamento da cor relativamente ao Mono. No entanto, está a verificar-se uma melhoria na procura de equipamentos para o mercado empresarial, ao contrário do doméstico, no qual não se verificam alterações significativas. Além disso, nota-se uma maior preocupação com determinadas tecnologias ambientais, com a comunicação dos equipamentos através de tecnologia Wi-Fi, com a impressão A3 e com a introdução do LED.

Cada vez mais, o mercado doméstico e empresarial necessita de formas de impressão mais rápidas, eficazes e de qualidade. No caso dos particulares os multifunções, que podem fazer tudo, desde servir como fotocopiadora, impressora ou fax, permitem economizar no espaço e facilitar o acesso aos vários métodos de impressão ou comunicação – passa-se assim a ter tudo num único equipamento. As impressoras ou multifunções, ligados através de tecnologia Wi-Fi, evitam os cabos espalhados pela casa ou escritório, permitindo um aspecto mais clean e menos pesado.

[caption]João Fradinho[/caption]

A tecnologia Wi-Fi permite ligações sem fios, tendo como base um ponto central da rede, o ponto de acesso Wi-Fi (Wireless Access Point), que gere as comunicações entre os equipamentos que compõem a rede. É a sua potência de emissão que determina a extensão da zona abrangida.

A impressão A3 é outra vertente que tem vindo a ser explorada o que permite visualizar melhor todos os dados impressos. É o ideal para profissionais com profissões ligadas à arquitectura, design e área financeira porque permite uma melhor visualização dos dados impressos. Por outras palavras sempre que se verifica uma insuficiência no tamanho do ecrã do computador, a impressão em A3 facilita uma análise mais rápida e fiável. Também quando queremos partilhar resultados com alguma extensão a entrega em A3 oferece imediatamente uma maior satisfação.
Este conceito de impressão em A3 está a ser democratizado através da oferta de equipamentos a preços muito acessíveis.

Em determinados equipamentos multifunções existe a possibilidade de uma maior capacidade de papel ou uma bandeja para cada tipo de papel.

O LED é outra das tecnologias das quais se tem falado nos últimos tempos, e que está em voga. Esta tecnologia torna os equipamentos mais compactos e permite poupar mais energia, preservando o ambiente. Uma impressora compacta como o novo motor baseado na tecnologia LED permite complementar as tecnologias Laser, Injecção de Tinta e Térmica. A nova geração de impressoras LED, acessíveis e compactas, são ideais para o enquadramento de pequenas e médios grupos de trabalho, onde o espaço e os preços de aquisição são factores determinantes. Desenhados especialmente para ambientes de trabalho com espaço limitado, os equipamentos LED a cores são compactos, com múltiplas funcionalidades e alta qualidade de impressão.

A preocupação ambiental é cada vez mais uma preocupação das empresas de impressão, originando por exemplo várias directrizes, como os 5Rs, de forma a consciencializar as pessoas:

Recusar: evitar compra de materiais que contaminem o meio ambiente
Reduzir: produção de desperdícios

Reutilizar: materiais desperdiçados sempre que possível

Reformular: reutilizar materiais de forma diferente

Reciclar: reutilizar os resíduos como matéria de fabrico

No fundo é importante que a segurança e o impacto no meio ambiente sejam considerações fundamentais em todo o ciclo de vida de um produto, desde o design, o desenvolvimento, o fabrico, o uso e a eliminação, até à reutilização e reciclagem.

(*) country manager da Brother em Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.