Integração Aplicacional - Um desafio ou uma ameaça?
Rui Lacerda (*)

Para cada problema existem diversas soluções possíveis. O desafio é encontrar a solução que mais se adequa às necessidades da organização. Depois, sim, é tempo de programar a implementação: estudar e especificar os problemas e desenhar as respectivas soluções, realizar testes e proceder às correcções necessárias, documentando todos os passos do processo de implementação.

É consensual que, nos dias que correm, um dos maiores desafios que se colocam aos negócios é o da integração. No actual ambiente heterogéneo, um cliente que opte por uma abordagem 'best of breed' para as suas tecnologias de integração (por exemplo, conciliando um portal e 'business intelligence' de fornecedores diferentes) é confrontado com o imenso esforço de integrar tecnologias díspares.

[caption]Nome da imagem[/caption]O cliente tem de preocupar-se primeiro em fazer as tecnologias funcionar entre elas, antes de se poder realizar qualquer novo valor de negócio. Este desafio de integração deve ser encarado não apenas no arranque dos projectos, mas também ao longo do ciclo de vida das várias soluções.

Com o advento dos meios electrónicos de comunicação entre as empresas formaram-se novas cadeias de valor, onde os fluxos de informação trocados entre clientes, parceiros e fornecedores circulam instantaneamente, à velocidade da luz.

Neste contexto, torna-se essencial que todos os sistemas de informação de uma empresa estejam ligados entre si e permitam que os processos de negócio possam fluir de forma rápida e flexível, respondendo adequadamente aos desafios que se colocam. A integração aplicacional é a peça chave para a concretização desses objectivos.

Num cenário de implementação total de um processo de integração aplicacional obtém-se um sistema virtual partilhado, onde toda e qualquer informação necessária para a execução de uma transacção de negócio é disponibilizada de forma imediata,
independentemente de onde esteja localizada. Qualquer aplicação, base de dados, método, processo de negócio ou outro elemento computacional é disponibilizado a todo o momento, em qualquer local.

(*) Managing Partner da Psiengine