Por Luís Silva (*)
O Porto tem-se tornado casa da tecnologia e desde cedo que abraçou a transformação digital ao criar sinergias entre a própria cidade, a educação, o talento, os mercados globais e a tecnologia. Este investimento sente-se no ecossistema empreendedor e nas tecnologias inovadoras desenvolvidas a partir do Porto, como é o caso da Critical TechWorks, que tem feito um percurso ascendente nos últimos anos no desenvolvimento de software para o Grupo BMW, sendo notório o relevo que as empresas tecnológicas do Norte têm ganhado. A par disso, a cidade nortenha já se destaca no palco internacional como um dos destinos mais atrativos para empreendedores, startups, organizações já estabelecidas e talento tecnológico para aqui fazerem crescer os seus negócios. Prova disto, é o facto de esta ser a cidade com o maior número de startups do país e o facto de o ecossistema tecnológico do Porto ter crescido em 53% entre 2019 e 2021, de acordo com o Global Startup Ecosystem Report 2024.
Não há como negar que o Porto é um polo tecnológico e um centro global de excelência e, sobretudo, que a inovação também se sente - e bem - no Norte do país. A cidade conquistou este ano um lugar no Top 100 dos Ecossistemas Emergentes e tudo graças às startups instaladas na cidade que atingiram mais de 6,4 mil milhões de euros em valor do ecossistema.
Além do clima empreendedor, das típicas francesinhas e da cultura que caracterizam a cidade, são várias as razões que contribuem para que o setor tecnológico continue a escolher a Invicta como o local ideal: existem sinergias entre as empresas do setor aqui instaladas que promovem o networking entre as mesmas e os jovens empreendedores. Há, também, que realçar a veia de dinamismo e inovação: o Porto é business-friendly e os agentes políticos estão alinhados com o crescimento das empresas e dos setores na cidade. Outra vantagem da cidade é a sua posição geográfica, que permite um fácil acesso a outras cidades de relevo, quer dentro do país, quer na Europa. Significa isto que as empresas que escolhem a Invicta como sua casa têm uma vantagem no acesso a uma vasta rede de negócios, potenciais parceiros e clientes com vista à expansão dos seus mercados de atuação.
Acresce o facto de a educação ser um forte pilar portuense. Da Universidade do Porto e de entidades como o Instituto Superior de Engenharia do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto saem, anualmente, centenas de graduados, sendo que estas instituições também se aliam à oferta formativa de requalificação e especialização profissional, para apostar na inovação e no talento já integrado no mercado de trabalho. Através de ferramentas educativas e da atração de estudantes e profissionais, é impulsionado o tecido empresarial com vista à consolidação da cidade como hub tecnológico.
A mistura de todos estes ingredientes cria uma receita infalível para a tecnologia à moda do Porto, cidade que já é reconhecida como um centro de inovação e tecnologia, com várias incubadoras, aceleradoras e hubs tecnológicos. Todos estes fatores, conjugados com a qualidade de vida, segurança, localização, excelente educação e os próprios portuenses formam um ecossistema forte e vibrante. A Invicta, ou a cidade que não se deixa vencer, tem um convite aberto para todos os que procuram um local que prima pela determinação, resiliência e em marcha para a evolução.
(*) Presidente da Porto Tech Hub
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Câmara Osmo Action 5 Pro da DJI tem novo sensor, mais autonomia e ecrãs maiores -
App do dia
Hidden Through Time 2: Myths & Magic desafia a encontrar objetos escondidos -
Site do dia
Como melhorar a proteção de menores online? Comissão Europeia quer ideias -
How to TEK
Descubra mais informação sobre uma imagem através do Google Lens
Comentários