O futuro da impressão: Tendências


Por Sofia Velasco *


O mercado profissional de impressão tem sofrido algumas alterações ao longo dos últimos anos influenciado sobretudo por factores como as flutuações económicas, os rápidos avanços tecnológicos e a nova abordagem das empresas ao mercado.


A nível tecnológico, poucas são as empresas que ainda utilizam o jacto de tinta, tendo sido os últimos cinco anos dominados pelo crescimento dos equipamentos multifuncionais (no caso das PMEs) e equipamentos de impressão laser monocromo (grandes empresas), inclusive o Estado.


Por outro lado, e a influenciar a mudança no mercado empresarial de impressão, sentimos que em 2010 a queda a nível económico desencadeou uma necessidade de adaptação dentro deste sector muito forte, para a qual a maioria das empresas ainda não estava preparada. O resultado é que hoje as tendências de mercado levam as PMEs a optarem preferencialmente por multifuncionais e equipamentos laser mais robustos, rápidos, fiáveis, acessíveis e com um design mais compacto.Ou seja, equipamentos que ocupem menos espaço, como é o caso de impressoras A3 de tamanho A4.

[caption]Sofia Velasco, Oki[/caption]

De igual forma a aproximação ao mercado deixou de se focar nos produtos para se concentrar, cada vez mais, nos Serviços e no Outsourcing de Impressão. Neste último caso, o Outsourcing de Impressão (OI) tem ganho um peso inegável na forma de funcionar das empresas, uma vez que possibilita ao cliente um determinado número de equipamentos adaptados às suas necessidades de impressão. Desta forma, o gestor não tem que se preocupar com a manutenção nem com a aquisição de consumíveis, oferecendo-lhe mais tempo livre para se dedicar ao negócio. Poupança de tempo, custos e equipamentos cada vez mais inovadores e tecnologicamente avançados são algumas das vantagens.



A evolução do mercado de impressão profissional é extremamente exigente, logo os players que actuam neste sector têm de ser extremamente proactivos indo ao encontro das tendências.
Essas tendências apontam claramente para a expansão e adopção dos serviços de impressão como managed printing services, sendo que o mercado de serviços de Outsourcing (e serviços de gestão da impressão) ainda não atingiu a sua maturação, mas já apresenta um ritmo de crescimento significativo.


Concluindo: Por um lado a tendência aponta para que em termos de equipamentos os multifuncionais continuarão a registar maior procura pelas empresas, tendo em conta as características qualitativas que a tecnologia avançada oferece como redução de consumos energéticos, redução da pegada ambiental dos equipamentos, a dimensão e design cada vez mais compacto, a impressão em duplex (dupla face) - que permite poupanças significativas de papel -, entre outros; por outro lado, ao nível de serviços, o Outsourcing de Impressão, os Managed Print services e inclusive o anteriormente referido Cloud Printing, ocuparão níveis crescentes no mercado.



* Responsável ibérica de marketing corporativo da OKI