Por Maria João Tavares (*)



[caption][/caption]

As origens da mobilidade moderna empresarial podem ser rastreadas até à introdução de dispositivos conectados no início da década passada. As empresas tiveram a sorte de ter um fornecedor, como a BlackBerry, que pode estender o email empresarial para proteger os dispositivos quando os funcionários deixam as "quatro paredes" da empresa.
Novas Questões Móveis

Contudo, assim como os dispositivos inteligentes continuam a evoluir, também as exigências sobre a funcionalidade desses dispositivos têm aumentado, os CIOs tiveram de voltar a sua atenção para questões como relações de segurança, de fragmentação e de custo versus poupança. Como estas questões foram colocadas sob a responsabilidade dos CIOs, a ideia de prolongar a mobilidade para sistemas core business, tais como planeamento de recursos empresariais (ERP), customer relationship management (CRM) ou gestão de capital humano (HCM) também cresceu.

Em resumo, assim como as empresas ganharam uma melhor compreensão do fenómeno móvel, eles começaram a enfrentar o próximo nível de granularidade móvel - aplicações de negócio.

Neste ponto, duas opções de implementação apresentam-se para a maioria das empresas móveis mais habilitadas:

  • 1. Licenciamento de pacotes de aplicações que são entregues por fornecedores de software, com uma integração estável para uma determinada plataforma móvel, mas com pouca capacidade de personalização.
  • 2. Construção de aplicações personalizadas, muitas vezes exigindo uma integração substancial a fim de alinhar com as necessidades específicas de negócios ou processos.

Aqueles que optarem pela primeira estratégia podem muitas vezes enfrentar problemas relacionados com a mobilização de recursos de um projeto completo de mobilidade. Além disso, este grupo pode não ter um entendimento completo das necessidades atuais de mobilidade dentro da empresa, portanto, uma solução integrada de implementação fácil, será o melhor.

Aqueles que têm investido na segunda opção são mais suscetíveis de ter uma compreensão mais madura das necessidades do utilizador empresarial. No entanto, podem ficar parados com o apoio de integrações personalizadas e um cenário de segurança potencialmente complicado. Isso contribui para um ambiente perturbador e acrescenta risco de estabilidade.

Valor do Negócio Móvel

À medida que a mobilidade continua a expansão na empresa, é claro que ambas as opções têm mérito, mas vêm com desafios. O resultado ideal está num lugar no meio. A mobilidade não deve prejudicar o ecossistema de TI dentro de uma empresa, mas ele deve expor o valor existente e adicionar um aspeto único móvel que impulsiona novas e modernas eficiências.

Para preservar os investimentos existentes, as empresas devem procurar soluções móveis que construem em cima e padronizar interfaces para permitir o desenvolvimento mais fácil. Isso irá permitir-lhes alavancar os serviços de back-end, independentemente do tamanho ou orçamento. Isso permite que à comunidade de developers prosseguir e trazer mobilidade à vida.

Desde que a empresa tenha uma melhor compreensão da mobilidade empresarial, as TIs vão querer ter a possibilidade de implementar facilmente aplicações que têm um tipo de funcionalidade de integração out-of-the-box e suporte a uma infinidade dos "melhores" protocolos de segurança da indústria. As empresas devem procurar parceiros de soluções que sejam capazes de entregar aplicações de elevada qualidade e usá-los como um ponto de referência para avaliar as capacidades das suas ferramentas e plataformas móveis.

O CIO moderno está a liderar um momento especial de transformação em que são capazes de oferecer novos serviços à organização. As aplicações móveis podem alavancar recursos de ERP, CRM e HCM específicos que são usados extensivamente hoje nos desktops e ampliá-los de modo a que traga valor para a empresa e faça sentido para o utilizador final.

(*) Country manager da Infor em Portugal

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.