Por Jorge Malheiro (*)

O advento das novas tecnologias contribuiu para uma mudança radical no tradicional ambiente de trabalho ao longo das últimas duas décadas. Mais recentemente, o fenómeno BYOD (Bring Your Own Device) tem permitido aos colaboradores das empresas cada vez mais escolher os seus dispositivos de comunicação e, muitas vezes, utilizar inclusivamente os seus equipamentos pessoais para fins profissionais. Este novo paradigma tecnológico empresarial tem colocado grandes desafios aos administradores de sistemas e gestores de infra-estrutura TI, especialmente ao nível da partilha e segurança dos dados, bem como da integração destes dispositivos no ambiente empresarial. Mas o que poderia ser visto como um fator de risco ao nível da segurança e complexidade do ambiente de trabalho, está a demonstrar-se uma oportunidade para tornar as equipas mais ágeis, produtivas e permanentemente ligadas.

A criação destas comunicações unificadas pessoais é uma prioridade para todos os gestores TI da atualidade. O local de trabalho mudou radicalmente na última década e os colaboradores que chegam às organizações exigem ferramentas de trabalho mais ágeis, flexíveis e omnipresentes - as equipas estão cada vez mais móveis, virtuais e fluídas, alterando entre o posto de trabalho físico, viagens e deslocalizações temporárias. A resposta para garantir uma plataforma única de contato entre os colaboradores e a informação da empresa, independentemente da sua localização e do dispositivo utilizado chama-se Comunicações Unificadas. Com elas, as empresas podem capacitar os seus trabalhadores com as melhores ferramentas de comunicação, substituindo as reuniões presenciais pelas videoconferências, reduzindo a necessidade de atualizar os sistemas informáticos usufruindo dos equipamentos dos próprios colaboradores e inclusivamente potenciando o teletrabalho. A criação de um escritório virtual, em casa de cada colaborador, fornecendo as ferramentas de trabalho adequadas, tem-se revelado uma aposta positiva, assegurando o aumento da produtividade com benefícios paralelos ao nível da redução de custos com tecnologia e gastos energéticos, menos espaço de escritório para arrendar, bem como um maior bem estar do trabalhador.

Globalmente, as Comunicações Unificadas estão agora numa fase de maturação e otimização por parte das organizações, onde deixaram de ser um benefício tecnológico apenas para os gestores TI e passaram a proporcionar vantagens competitivas reais para o negócio das empresas. Para as organizações, a união das comunicações unificadas com o conceito BYOD permite ainda motivar e reter os talentos nas equipas, por forma a garantir elevados níveis de produtividade e uma maior agilidade na partilha de informação - qualquer que seja a localização de cada colaborador e o dispositivo utilizado.

 

(*) ShoreTel Partner

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