PMEs desconectadas com a internet
Por Paulo Taveira *

Actualmente ainda existe muita resistência, por parte das PME’s, para certificarem os seus serviços web, mesmo com todos os esforços de sensibilização para a importância de apostar na elaboração de páginas web que se distingam por um bom interface, com funcionalidades e conteúdos relevantes para o utilizador, intuitivos, fáceis de usar e navegar.

A Designarte, como agência reconhecida pela APCER para certificar sites, tem procurado desenvolver um trabalho educativo junto das empresas e instituições no sentido de dotar os sites de um conjunto de boas práticas que facilitem a navegabilidade e usabilidade dos mesmos, facilitando as interacções e as transacções cliente/fornecedor.

[caption]Paulo Taveira Ainda mais preocupante e provavelmente devido à conjuntura económica, assiste-se a uma “pobreza de atitude” das PMEs perante as oportunidades da Internet. A grande maioria dos websites das PMEs portuguesas são fracos, senão mesmo muito fracos. Conteúdos pobres, irrelevantes, que não surpreendem nem interagem com o seu público são o mais comum neste meio em que se dá mais importância ao formato que ao conteúdo… São constantemente programados e disponibilizados on-line sites ainda com textos simulados, à espera que alguém “encaixe” conteúdos nos espaços disponíveis.

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Um site é muito mais do que design! É interactividade, é ser realmente útil e disponibilizar informação e serviços relevantes para o seu cliente ou potencial cliente. É ser usável, é ser navegável, é ser agradável, é comunicar… e o design deve ser um facilitador da mensagem e adaptar-se a esta, nunca o contrário. Já reparou que a página que você mais visita (google) tem fundo branco, textos a preto em tipo de letra simples (arial) e links de texto a azul? Veja os sites que tem nos seus favoritos e pense porque é que os visita…

Isto acontece…
Porque a Internet é um meio de comunicação muito recente e muito diferente dos meios tradicionais. Torna-se assim difícil para as empresas adaptarem, de forma realmente criativa e inovadora, o seu negócio na web.

Porque o cliente não é exigente nem sensível às potencialidades do meio. As PMEs desconhecem o retorno e a notoriedade que um bom site pode gerar, delegando a gestão do projecto a colaboradores pouco qualificados ou mesmo na empresa de web design.

Para desenvolver um projecto web de sucesso deve-se começar com uma boa análise à concorrência e uma boa definição da estratégia a seguir.

Porque os fornecedores de serviços web estão desajustados do mercado, prestando um serviço escasso em recursos para conseguir “ganhar” os projectos essencialmente pelo preço.

Vejamos! Para criar um projecto web à medida (excluindo soluções template), são precisos sempre o dobro dos recursos humanos do que, por exemplo, um projecto de design editorial (catálogo, brochura…). Além do web designer, é sempre necessário um programador.

Com clientes pouco exigentes, pouco pró-activos e com freelancers e empresas de web design a prestarem um serviço muito deficiente, o resultado final é o que está à vista!

Sócio Fundador e Director Geral da Designarte