Por Miguel Rebelo (*)

No início da jornada na Cloud, ou num dado ponto dessa viagem, pode fazer-se uma série de perguntas, que vão desde "Como migrar as minhas cargas de trabalho para uma Cloud Pública?", ou "Como otimizar os meus custos numa Cloud Pública?" ou até "Como é que eu faço a gestão das minhas cargas de trabalho?". Ao pesquisar as respostas a essas perguntas vai encontrar a resposta para uma pergunta muito mais ampla: "Por que preciso de um Managed Services Provider (MSP)?"

Ser um MSP certificado é estar focado nas necessidades dos clientes! E cuidar das necessidades dos clientes implica atuar em três dimensões:

Formar os Clientes: de forma proativa e contínua, oferecendo serviços de consultoria. A relação com o cliente deve ser de um parceiro de confiança e não de alguém que só está presente quando algo falha e precisa de ser corrigido.

Serviços Profissionais Especializados: desde o início da relação o cliente espera contar com a ajuda de especialistas, para isso é essencial uma equipa constituída por pessoas talentosas com formação extensiva e anos de experiência. A formação deve ser uma parte central das rotinas diárias e um processo contínuo.

Aconselhar os Clientes: como especialistas, é essencial estar sempre atentos à evolução dos serviços Cloud e encontrar uma correspondência entre essa evolução e a procura da "ferramenta certa para o trabalho", otimizando performance e custo.

Ter um MSP ao seu lado é a melhor garantia de uma migração simples e sem quebra de serviço. Um parceiro certificado pode ajudá-lo a identificar a melhor abordagem, para implementar uma solução mais robusta e otimizada do que aquela que tinha on-prem.

Se já começou a sua jornada para a Cloud e procura otimizar os seus custos, um MSP, estará preparado para fazer uma análise profunda do seu ambiente, fazer recomendações e implementar as mudanças necessárias para otimizar os custos, tendo sempre em mente os requisitos para ter uma operação robusta e simplificada.

Os MSP certificados utilizam ferramentas de monitorização preditivas líderes da indústria, que ajudam a descodificar tendências e agir mesmo antes de eventos potencialmente disruptivos, para manter vigilância e garantir que qualquer evento no seu ambiente é identificado, registado e objeto de intervenção, se necessário, através da utilização de práticas de DevOps, com ênfase na automação.

Num mundo acelerado, onde as mudanças são uma constante e o desempenho, sem fiabilidade e otimização, é insuficiente. O que precisa para aproveitar as vantagens competitivas que a Cloud Pública pode dar-lhe, é de um parceiro sólido que pode ajudá-lo a focar-se no seu negócio, em vez de gastar recursos na implementação, gestão e manutenção. Um MSP certificado, é o parceiro que necessita para fazer esta viagem de adoção de Cloud com sucesso.

Se atender a todos estes fatores vai descobrir que a verdadeira questão é: como é possível tirar proveito da Cloud sem um MSP?

(*) Head of Managed Services, Magic Beans

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.