Por Philipp Herzig (*)
O jogo é algo que continua a inspirar-me. Fico espantado com a velocidade, a precisão e o nível de concentração dos jogadores profissionais. É impressionante como esta indústria cresceu e evoluiu em apenas algumas décadas.
A Team Liquid é uma força no mundo dos e-sports, contando com 166 jogadores profissionais em mais de 15 jogos diferentes e uma base de fãs impressionante, com mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais. Contando com mais de 75 vitórias nas principais provas da modalidade, é uma das organizações mais bem sucedidas no mundo dos e-sports. O jogo com maior audiência e maior número de fãs é a League of Legends, sendo a Team Liquid uma das equipas que participa nas principais provas e que venceu, recentemente, o torneio League of Legends Championship Series (LCS) 2024 Spring.
Em League of Legends, o objetivo é criar uma equipa forte e equilibrada composta por cinco elementos, denominados "campeões", para superar os adversários. Antes de iniciarem o jogo, as equipas participam num processo de seleção (draft) para escolher os seus campeões. Isto implica ‘picks’ e ‘bans’ e escolher campeões de um grupo de 166 hipóteses. Estes são as figuras do jogo e cada um tem capacidades e áreas específicas em que se destaca. A combinação dos campeões permite que a equipa utilize diferentes estratégias para ganhar o jogo.
Depois de escolher cinco campeões (‘picks’), cada equipa pode também retirar cinco campeões do grupo (‘bans’). Esses jogadores não podem ser escolhidos por nenhuma das equipas. Isto pode ser utilizado para retirar determinadas características que poderiam contrariar uma estratégia ou impedir a outra equipa de jogar o seu estilo e/ou composição preferido.
As equipas de e-sports têm de se preparar para o draft, uma vez que este requer conhecimento das escolhas e estratégias preferidas dos adversários. Com as atualizações quinzenais ao jogo (‘patches’), que afetam especialmente os campeões e, indiretamente, as equipas que treinam e desenvolvem novas estratégias, a competição de League of Legends está sempre em mudança. Cria a necessidade de uma adaptação contínua do draft escolhido a um novo ambiente, assim como de estudar o próprio comportamento da nossa equipa e do adversário.
Para além disso, a natureza do processo de draft e as diferentes estratégias dos adversários dificultam o processo de análise e de previsões precisas. As equipas de e-sports têm apenas uma semana para se prepararem para o jogo e reunirem conhecimento sobre as escolhas preferidas dos campeões, pontos fortes e fracos da outra equipa.
Como a IA empresarial ajuda a mudar o jogo
E se a Team Liquid pudesse analisar, em segundos, a melhor escolha para os próximos drafts, incluindo ‘picks’ e ‘bans’, considerando mais de 6.000 partidas de e-sports profissionais do ano passado? E se a análise também considerasse o impacto dos ‘patches’ do jogo, levando em conta mais de 1,6 milhão de jogos amadores para avaliar as mudanças nos atributos de poder e forças dos campeões? Com a nossa ajuda, isto é agora uma realidade.
Ao utilizar uma das nossas soluções de IA para treinar um modelo de IA generativa que recolhe os dados de jogos anteriores e que os coloca no contexto do jogo seguinte, a Team Liquid recebe sugestões das melhores ‘picks’ de draft e ‘bans’ para maximizar as hipóteses de vitória.
Esta solução é construída na nossa plataforma de tecnologia empresarial e os dados armazenados na Cloud para lidar com os 1,6 terabytes de dados de jogos anteriores. O resultado é um treino inteligente de draft bot, uma aplicação que corre na plataforma, visualiza as previsões e fornece à Team Liquid a probabilidade de vitória atual após cada ‘pick’ e ‘ban’.
A análise manual é uma coisa do passado
Com o bot de draft de IA, a Team Liquid pode treinar, numa questão de segundos, cenários contra qualquer equipa profissional que enfrente. Isto é conseguido através da incorporação de múltiplos fatores de influência com base num número, sem precedentes, de jogos. Assim, os treinadores e os jogadores beneficiam da oportunidade de realizar análises hipotéticas e extrair conhecimento precioso dos dados para simular novas estratégias. Isto também se reflete no tempo poupado em comparação com a anterior análise manual: a Team Liquid poupa, aproximadamente, 10.000 horas por ano com as nossas soluções.
Estas oferecem à Team Liquid a oportunidade de melhorar ainda mais o seu jogo, tirando partido dos dados para tomar decisões mais informadas. É aqui que a diversão e o negócio se encontram. É assim que o poder da IA empresarial se torna tangível de forma perfeita - não apenas para os jogadores.
(*) Diretor de Inteligência Artificial da SAP
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários