Por Francisco Jaime Quesado (*)
A aposta no Digital como fator chave para atingir uma nova dimensão de valor competitivo está na ordem do dia e este mês de Setembro vai-nos trazer dois grandes momentos para discutir um tema tão relevante. De 27 a 29 de Setembro no Altice Arena a iniciativa de cariz internacional DIGITAL WITH PURPOSE vai juntar altos responsáveis e gestores internacionais e nacionais para debater qual o verdadeiro sentido estratégico da tecnologia para o futuro que aí vem. No dia 28 realiza-se no Centro de Congressos do Estoril o IDC Directions, um verdadeiro clássico que junta os grandes atores nacionais do nosso ecossistema digital, devidamente abrilhantado com alguns oradores internacionais de referência. Dois momentos altos numa rentrée que se avizinha intensa e desafiante.
A construção de uma Agenda de Propósito para o Digital é um desafio complexo e transversal a todos os actores e exige um capital de compromisso colaborativo entre todos. Com o Digital a nossa sociedade mudou muito e o grau de liberdade de participação das pessoas ganhou uma dimensão nunca antes possível – a informação passou a estar disponível a todo o momento e a ser a base de novas plataformas de inteligência estratégica, dinamizadoras de novas redes de colaboração e de novas soluções para os novos problemas que surgiram. O Digital veio acelerar a capacidade e ritmo de execução num contexto de competência cada vez mais exigente.
Apesar do enorme progresso registado com o Digital, os sinais empíricos evidenciam uma leitura menos positiva do comportamento de muitas sociedades em termos dos requisitos que a Inovação e a Criatividade implicam. A consolidação duma Sociedade Digital moderna implica, antes de mais, saber responder às seguintes questões:
- Qual o caminho a dar ao Digital enquanto instrumento central duma política ativa de intervenção pública como matriz transversal da renovação da nossa sociedade ?
- Qual a forma possível de fazer das empresas (e em particular das PME) os actores relevantes na criação e valor e garantia de padrões de qualidade e vida social adequados, num cenário de crescente deslocalização económica?
- Qual o papel efetivo da educação como quadro referencial essencial da adequação dos actores sociais aos novos desafios da sociedade do conhecimento? Os atores do conhecimento de que tanto se precisa são “educados” ou “formados”?
- Qual o papel do I&D enquanto área capaz de fazer o compromisso necessário entre a urgência da ciência e a inevitabilidade da sua mais do que necessária aplicabilidade prática para efeitos de indução duma cultura estruturada de inovação?
- Qual o sentido efetivo das políticas de empregabilidade e inclusão social enquanto instrumentos de promoção dum objectivo global de coesão social? O que fazer de todos os que pelo desemprego se sentem cada vez mais marginalizados pelo sistema?
Pretende-se desta forma criar as condições para a qualificação em rede dos diferentes atores que dinamizam esta Sociedade Digital, proporcionando uma verdadeira agenda de modernidade, participativa e apostada no novo paradigma da competitividade, essencial para a criação duma oportunidade nacional na economia global. O Digital ganha desta forma um estatuto central na mudança do paradigma de desenvolvimento da sociedade, materializado no compromisso entre Coesão Social e Competitividade.
Conforme referia recentemente o conhecido colunista do FT Simon Kupeer, este é o tempo para a informação se assumir duma vez por todas como a base de uma nova inteligência estratégica que mobilize a sociedade para um novo contrato colectivo de confiança, em que a autonomia individual se assuma como a base de uma nova diferença. Os dois grandes eventos que Setembro nos traz ajudarão certamente nesta grande discussão.
(*) Economista e Gestor – Especialista em Inovação e Competitividade
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