Por Sina Afra (*)
As proptech, empresas criadas a partir da união entre o setor imobiliário e a tecnologia, estão a revolucionar a forma como se vende e compra uma casa. Hoje, os dias de disponibilidade para mostrar um imóvel, para receber o potencial comprador da nossa casa, vê-lo abrir os nossos armários, chegaram ao fim. Poderemos “culpar” a pandemia por esta mudança, que proibiu visitas aos imóveis, ou poderemos apontar a própria evolução do setor, que tardava em se modernizar. Por mim coloco a tónica na segunda opção.
O setor imobiliário tem sido o último grande setor a experimentar uma forte digitalização. Diria mesmo que é um setor que se está a mover lentamente, mas mais rápido do que nunca.
E, num país recetivo à inovação, onde 4,4 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra on-line durante o ano passado, segundo relatório dos CTT, não é de estranhar que vender ou comprar uma casa possa ser um processo todo ele feito online, o que torna o processo ágil e sem complicações. E se num primeiro momento se estranha todo este processo, depois entranha-se, até pelo pouco tempo que exige.
A explicação não poderia ser mais simples. Tudo é baseado na inteligência artificial.
O segredo das proptech para responder à sua missão está alicerçado na tecnologia. Mas, dentro desta tecnologia há todo um cardápio que é preciso conhecer para se decidir pela melhor opção. Isto é, o cardápio da tecnologia pode oferecer tecnologia que permite dados tailor made ou dados industriais. Se comprarmos com um café sabemos que podemos selecionar a origem dos grãos de café, torrá-los, moê-los, misturá-los com água quente ajustando a pressão e a temperatura e obtemos o melhor café para o nosso gosto. Ou podemos comprar um saco de café solúvel e misturá-lo com água quente. Em ambos temos café, mas ter café solúvel é como comprar dados, os industriais.
Sem dúvida que prefiro o café feito ao meu gosto, até porque lhe ponho parte de mim. De igual modo, a proptech que disponibiliza software próprio recolhe pontos de dados de propriedades (por exemplo: número de quartos, casa de banho, área) e do seu ambiente (por exemplo pontos de interesse como café, restaurantes, escolas) que permitem conduzir a um menor enviesamento no processo de avaliação, ao mesmo tempo que garante a melhor aproximação ao valor real de mercado. E porque faz avaliação tailor made esta proptech também é capaz de prever as tendências futuras do próprio mercado.
Num mundo cada vez mais global, estou crente de que as proptech serão o futuro do setor, que cada vez mais pessoas exigem produtos e serviços digitais baseados no tailor made.
Mas… onde ficam os profissionais do imobiliário e onde fica o marketing?
O setor imobiliário irá necessitar sempre de profissionais. A burocracia irá sempre existir, e aqui o humano será a chave para ajudar na sua resolução. Se por um lado no processo de venda os proprietários só precisam de preencher um pequeno formulário num site, que poderá ser o da tiko.pt, aceitar a oferta e agendar com um perito imobiliário a inspeção técnica da casa, para que se possa efetuar de forma formal a transferência da propriedade, no processo de compra os proprietários necessitam de conhecer o imóvel onde irão investir, passar grande parte da sua vida ou momentos de lazer. E aqui, as pessoas, o profissional do setor imobiliário tem de estar ao lado de quem está a investir na compra de casa, até para ajudar em todo o processo burocrático e deixar o futuro proprietário utilizar o tempo noutra atividade.
Quanto ao marketing, o seu peso estará sempre presente, pois o setor necessita escoar as compras para que possa continuar a existir. E nesta equação o marketing, com as suas várias disciplinas, será pedra de toque. Afinal, no momento da venda não basta ter o melhor preço é também necessário que o imóvel se apresente no seu melhor.
Sei que o processo de vender uma casa própria é tedioso, que é considero como um dos mais stressantes das nossas vidas, mas também sei que quem vende valoriza o preço justo, o ter um parceiro que trate de toda a parte burocrática, sem que tenha de pagar por este trabalho, além de ter o processo concluído em menos de 10 dias. E isso, só é possível através das proptech. De igual modo, ao comprar a sua casa a uma proptech terá a união entre a rapidez e o conforto proporcionado por quem faz do imobiliário a sua profissão.
(*) CEO da TIKO
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