O Conselho de Administração da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) conta com dois portugueses entre os seus membros. Pedro de Sampaio Nunes, Director dos Assuntos Gerais, Segurança de redes e Internet, da Direcção-Geral da Sociedade de Informação da Comissão Europeia, representa o órgão executivo da UE, enquanto Pedro Manuel Barbosa Veiga, Presidente do Conselho Executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) representa Portugal.

A Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA) foi criada formalmente em 15 de Março deste ano e tem como objectivo garantir um elevado nível de segurança de redes e informação na União Europeia. Nos seus princípios está a ainda o desenvolvimento de uma cultura de segurança que beneficie os cidadãos, consumidores, empresas e entidades públicas, assim como contribuir para um funcionamento mais eficaz do mercado interno.

Da mesma forma a ENISA deverá auxiliar a Comissão Europeia na preparação técnica da actualização e desenvolvimentoi de legislação neste âmbito e ainda no endereçamento, resposta e prevenção de problemas de segurança de redes e sistemas de informação.

A agência está ainda em processo de selecção de um Director Executivo e um vice-director, que deverão ser nomeados pelo Conselho de Administração antes do Outono de 2004, estando a decorrer actualmente o processo de selecção de candidatos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.