A extensão da plataforma de localização e escolha de restaurantes à cidade do Porto foi considerada um passo natural para a Zomato que tem planos para continuar a desenvolver o seu serviço e alarga-lo a outras cidades portuguesas.
Em entrevista ao TeK, Miguel Ribeiro, country manager da Zomato em Portugal, fala das particularidades do mercado e dos objetivos que foram traçados
[caption][/caption] TeK: Um ano depois do lançamento em Lisboa, que balanço faz da Zomato em Portugal?
Miguel Ribeiro: Portugal tem sido uma verdadeira surpresa para a Zomato. O crescimento foi muito acima do esperado inicialmente - confirmámos que, efetivamente, a comida e os momentos à volta da mesa têm muita importância para os portugueses. Com a Zomato, a partilha desses momentos tornou-se ainda mais fácil.
No início, esperávamos atingir meio milhão de visitas por mês no espaço de um ano. O facto é que, após esse mesmo ano, atingimos 1,3 milhões de visitas por mês. A equipa, que inicialmente era de 12 pessoas, cresceu rapidamente para 40.Com este sucesso, tornou-se cada vez mais premente a vontade e o sentido de expandir para outras cidades.
TeK: Quais são os factores que justificam este crescimento tão rápido?
Miguel Ribeiro: No início, dedicámos algum tempo a escolher as pessoas certas para lançar operações no país, sendo a equipa um dos fatores que mais contribuiu para este sucesso tão rápido. Por outro lado, a paixão dos portugueses pela comida e partilha dos momentos, juntamente com a fácil adesão às novas tecnologias, tornaram rapidamente a Zomato uma plataforma de referência na pesquisa de restaurantes e partilha de experiências.
TeK: A operação em Portugal tem sido considerada um exemplo a nível internacional. Que caminhos se abrem a partir daqui?
Miguel Ribeiro: Portugal tem tido uma grande influência na adaptação da Zomato aos mercados ocidentais, sendo que aqui testamos algumas funcionalidades para as adaptar e levar para outros países da Europa e América.
Em Portugal encontramos pessoas com perfil adequado para um produto como o nosso, que têm ajudado no lançamento de novos mercados. Mais oportunidades vão surgir, mas só o futuro o dirá.
TeK: Em relação ao modelo de negócio da Zomato, já vimos que os utilizadores aderem, mas o negócio passa também pela adesão dos comerciantes à vossa plataforma para obterem serviços adicionais, como tem sido a reação dos restaurantes portugueses?
Miguel Ribeiro: A informação que disponibilizamos na Zomato sobre os restaurantes (páginas de perfil, com informações, fotos e menus) não tem qualquer custo associado. No entanto, para os restaurantes que querem ter uma visibilidade extra, damos destaque nas pesquisas - através dos banners, devidamente identificados.
Desde o lançamento da Zomato em Portugal que os responsáveis dos restaurantes têm vindo a perceber o valor e importância da presença online de forma segmentada. Quem vem à Zomato vem com fome e no momento em que vai tomar uma decisão de onde comer ou beber, sendo que nos tornamos uma ponte entre o restaurante e os potenciais clientes.
TeK: E quais são os vossos objetivos nesta área?
Miguel Ribeiro: O nosso maior objetivo é ser a plataforma top-of-mind dos responsáveis dos restaurantes, que cada vez mais reconhecem o valor da presença e interação online. Na Zomato conseguem ter uma noção do impacto real da plataforma no seu negócio, de forma gratuita.
TeK: Para além da divulgação dos restaurantes a Zomato quer também ocupar o seu espaço na área das reservas, encomendas online e pagamentos. Para quando haverá novidades nesta área?
Miguel Ribeiro: Teremos novidades daqui a 3 meses (final do verão).
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Skyrider X1 é um motociclo anfíbio que se desloca na terra, água e ar -
App do dia
Blade of God X: Orisols inspira-se na mitologia nórdica num formato RPG com ambiente sombrio -
Site do dia
Cornuvotia: uma plataforma para escrever histórias com amigos ou desconhecidos -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários