Durante a Gitex Europe, Francisco Rodrigues, CEO da Bloop, já tinha avançado ao TEK Notícias que a startup estava a preparar uma ronda seed que permitirá a expansão para Espanha, França e, pelo menos, mais um mercado europeu em 2026.

Agora, a startup portuguesa anuncia o lançamento oficial da plataforma, em fase beta. Segundo a empresa, a plataforma já conta com mais de 200.000 produtos ativos na plataforma; mais de 100 vendedores.

Como detalhado pelo responsável num encontro com jornalistas em que o TEK Notícias participou, esta fase incial de lançamento afirma-se como um passo importante para a startup, após vários meses de desenvolvimento.

A plataforma vai estar em modo beta durante seis meses, o que dará à equipa da Bloop a possibilidade de validar o seu conceito, ouvir os clientes e vendedores, afirma Francisco Rodrigues.

Nesta fase, cada um dos 200 micro-influenciadores que participam na campanha vai partilhar 25 convites com créditos de 10 euros para usar na plataforma. Além dos cerca dos convites partilhados por influencers, a Bloop vai avançar com campanhas nas redes sociais da Meta e no TikTok.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Daqui a seis meses, a Bloop espera dar início à sua primeira ronda profissional de investimento, numa seed round de, pelo menos, 5 milhões de euros, que abrirá a porta à expansão para outros países. Mas até lá, a startup espera fechar uma bridge round de mais de 500 mil euros para reforçar a fase de validação.

De acordo com Francisco Rodrigues, a Bloop tem recebido feeedback positivo dos primeiros vendedores a participar na plataforma, que destacam as maiores possibilidades de ligação com comsumidores. No futuro, a empresa ambiciona alcançar a marca dos 500 vendedores na sua plataforma. 

Os produtos são, para já, o foco principal da Bloop, mas, dentro dos próximos seis meses, a plataforma será também espaço para experiências, entre restaurantes, viagens eventos. O responsável acredita que esta poderá ser mesmo uma das grandes "bandeiras" da Bloop no futuro, servindo como fator de diferenciação em relação a outros marketplaces. 

Bloop combina um marketplace com uma rede social numa nova plataforma que chega a Portugal este ano
Bloop combina um marketplace com uma rede social numa nova plataforma que chega a Portugal este ano
Ver artigo

A estratégia da startup portuguesa passa também pela aposta na tecnologia, incluindo em Inteligência Artificial. Segundo João Neves, CTO da Bloop, aqui, a IA está a ser utilizada para otimizar a pesquisa na plataforma e, mais tarde, fará parte do mecanismo de ranking de publicações.

Mas a implementação de IA vai além da plataforma, servindo para otimizar a operação da equipa, que conta atualmente com 17 colaboradores. A par dos planos de expansão, a Bloop prevê aumentar a sua equipa, crescendo para cerca de 50 colaboradores até ao final deste ano ou início do próximo.

Recorde-se que a Bloop, fundada em 2022, começou a dar os primeiros passos como startup em 2024. Desde a sua fundação, conseguiu captar 1,5 milhões de euros, distribuídos por business angels, mas também através de crowdfunding privado, numa campanha de 410 mil euros que envolveu 126 investidores, e mais 250 mil euros angariados em 2025 com cinco novos investidores, incluindo dois administradores da Microsoft, sendo um deles Francisco España, General Manager de Startups da Microsoft para a Europa Ocidental, além de dois investidores internacionais e um vendedor da própria plataforma.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 15h55)