http://imgs.sapo.pt/gfx/456269.gifAs séries 9, 8 e 7 da linha Crystal Design da Samsung trazem um novo conceito: o televisor independente de fontes externas de transmissão de conteúdos, como as máquinas fotográficas, de vídeo e os PCs, ou mesmo as operadoras de televisão. Para isso o equipamento vem pré-carregado de vídeos sobre vários temas, e jogos, podendo também receber informação actualizada via Web.

Perguntámos a Filipe Carvalheiro, director da unidade de electrónica de consumo em Portugal, como funciona o conceito e como será a sua implementação em Portugal.

TeK - A nova gama de LCDs da Samsung tem como factor distintivo a introdução de conteúdos pré-carregados e informação actulizada via Web. Esses conteúdos vão ser adaptados ao mercado português? Estão à procura de parcerias nacionais?

Filipe Carvalheiro – A nova gama de LCDs da Samsung tem características excepcionais e o conceito inovador, diferenciador no mercado porque mais ninguém tem, de ser mais do que televisão de broadcast. É um novo conceito de TV. Nos conteúdos pré-carregados já temos uma série de conteúdos de cozinha e desporto, entre outros, mas estamos no princípio e à medida que o conceito amadurecer vão ser enriquecidos. Numa primeira fase os conteúdos vão estar apenas disponíveis nas principais línguas europeias – francês, inglês, alemão, espanhol – ms no início do próximo anos contamos já ter a tradução para português. Estamos até a considerar a possibilidade de ter esses conteúdos numa pen que depois são carregados pelo utilizador.

Quanto aos conteúdos baseados em web, como as notícias, informação meteorológica e de bolsa, a Samsung procura normalmente parcerias a nível global, e temos uma parceria para esta área com a Yahoo e a ABC news. Estas empresas não estão presentes em Portugal e por isso no início do próximo ano poderemos começar a procurar parcerias de conteúdos locais.

Actualmente estamos em negociações com um operador local que irá ajudar-nos a lançar o serviço quando esta linha de LCDs estiver à venda no mercado português.