Depois de se assumir como um dos nomes de maior impacto no seio da World Wide Web, Vint Cerf anunciou o final da sua carreira enquanto presidente do Internet Corporation of Assigned Names and Numbers - ICANN. O responsável pela associação revela que abandonará o cargo ainda esta semana após a reunião de quadros da associação na próxima sexta-feira.



Como responsável máximo do ICANN, Cerf e a sua equipa desempenharam um papel importante na gestão e aprovação dos domínios online nos últimos anos. Agora, o objectivo da associação e do sucessor de Vint Cerf será criar métodos de que permitam adicionar nomes de domínios em idiomas para além do inglês, um dos principais pontos de batalha travados pelo norte-americano nos últimos anos e que grande controvérsia tem gerado junto de vários governos.



O ainda presidente do ICANN e executivo sénior do Google foi um dos pioneiros no desenvolvimento do ciberespaço. Em 1969, quando ainda era um estudante universitário, Cerf testou a primeira ligação de Internet. Em 1970, já professor da UCLA, liderou a equipa que inventou o protocolo TCP/IP que agora serve como uma das ferramentas básicas para as comunicações online.



Com o passar dos anos, Vint Cerf continuou a trabalhar como um dos fundadores da Internet e colaborou com a Defense Advanced Research Projects Agency dos Estados Unidos. Mais tarde desenvolveu o MCI Mail, o primeiro serviço de email comercial e foi convidado a trabalhar no Google. Em 1999 juntou-se ao ICANN e um ano depois foi nomeado responsável máximo da associação.



Com a saída do responsável começaram as especulações quanto ao seu possível sucessor. Entre os nomes apontados pela imprensa internacional destacam-se Roberto Gaetano e Peter Dengate, que também colabora com o ICANN.



Notícias Relacionadas:

2007-10-12 - ICANN testa endereços com caracteres não romanos


2007-02-07 - ICANN reúne em Portugal com discussão sobre domínio .xxx na agenda

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.