As histórias de pessoas enganadas por serviços de valor acrescentados pouco claros, sejam de mensagens, toques ou jogos, continuam a suceder-se, apesar da legislação que este ano foi aprovada nesse sentido. Ainda recentemente a Comissão Europeia tomou medidas contra este tipo de conteúdos e fechou mais de meia centena de sites na Europa.

Questionados sobre este tema, a grande maioria dos leitores do TeK que responderam à votação considerou que estes sites deveriam ser proibidos, uma resposta que acolheu 65% dos 485 votos.

[caption]votação tek[/caption]

Esta não foi uma das votações mais participadas, mas dá para perceber que para além do desejo de proibição deste tipo de conteúdos, os leitores reconhecem que a nova legislação em vigor já está a ter efeito e que há mais cuidado e regulação, uma resposta escolhida por 19% dos que votaram.

Restam porém 16% que acreditam que a legislação não é suficiente para evitar fraudes nos serviços de valor acrescentado nas redes móveis.

Se tem alguma história para contar de tentativa recente de burla com estes serviços não hesite em deixar o seu testemunho na caixa de comentários abaixo, ou simplesmente clarificar a sua posição.

Entretanto está já online uma nova votação, desta vez dedicada às compras online, com recurso a sistemas de promoções como o Cybermonday que decorre até dia 6 de Dezembro.

Nota da Redacção: Como já referimos anteriormente, a análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito.
Existe uma gralha na última resposta, que refere "Estas serviços" em vez de "Estes serviços". Quando esta foi detectada já não era possível fazer a correcção sem perder os votos existentes pelo que decidimos assumir o erro e manter a votação online. Deixamos aqui a clarificação e um pedido de desculpa aos nossos leitores.