As aplicações de Instant Messaging podem ser uma excelente ferramenta de trabalho, mantendo em contacto imediato grupos de profissionais que ultrapassam algumas das ineficácias do correio electrónico, sobretudo em termos de percepção da disponibilidade dos contactos para responder de forma rápida.

Mas há também muitos críticos à utilização desta ferramenta, que alegam ser um factor de distracção constante e de "lazer pessoal", com a ligação a grupos de amigos e familiares que acabam por pôr em causa a concentração exigida para as tarefas profissionais.

Confrontando as duas visões, o TeK perguntou aos leitores se "A utilização do Instant Messaging no trabalho pode afectar a produtividade?". A Votação que decorreu nos últimos dias mostra uma grande divisão na opinião dos leitores, sem que se possa considerar um vencedor claro.

Ao todo, responderam a este inquérito 828 leitores, com os resultados a manterem desde o início opiniões claramente divididas. 48% das respostas apontam o IM como um factor de distracção, mas outros 46% apontam esta ferramenta como essencial na comunicação no trabalho. Apenas 5% dos leitores afirmaram não ter opinião sobre este tema.

[caption]Votação TeK[/caption]

Se votou em qualquer uma destas opções tem agora oportunidade de explicar as suas razões nos comentários, contando histórias de casos concretos pelos quais passou ou a que assistiu relacionados com o uso de Instant Messaging no trabalho.

Aproveite ainda para votar no novo inquérito sobre a utilidade da divulgação de informação dos preços praticados pelas gasolineiras online.

Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito.