Já estamos num novo ano, mas ainda há tempo para fazer algumas retroespetivas sobre o que se passou de relevante em 2014. Tendo o ano dito "adeus" há poucos dias, para muitos leitores alguns dos maiores momentos estão ainda bem frescos na memória.

O TeK tinha definido a seguinte lista como os acontecimentos tecnológicos de maior sucesso do ano de 2014:

Depois deixou ao critério dos leitores, através de votação, para saber aquele que consideravam ser de facto o maior sucesso do ano. Se do lado dos fracassos tivemos a PT Portugal como o destaque negativo, do lado positivo temos uma missão “do outro mundo”: a aproximação da sonda Rosetta ao cometa 67P e a acometagem da sonda Philae.

[caption]Nome da imagem[/caption]
Foi um duplo momento, mas quando se conta a história é impossível separar os dois. Pela primeira vez o Homem pousou num cometa, não fisicamente, mas através de um robot. A missão não correu como esperado – e ainda está numa fase de indefinição -, mas o sabor da vitória já ninguém o tira.

O feito da dupla Rosetta-Philae foi de tal forma impressionante que superou na votação TeK o crescimento dos drones e o tablet Surface Pro 3 como candidatos a sucesso tecnológico de 2014.

Destaque ainda para a grande percentagem de votos conseguida pelos fabricantes chineses de smartphones – 9% – e pela impressão 3D – 14% – que mostram que durante o ano de 2015 serão tendências que vão continuar a dar que falar.

Entre os destaques do ano houve quem ficasse em posições mais tímidas, caso do iPhone 6 e dos smartwatches.

Entretanto já está ativa mais uma votação, desta vez relacionada com o Windows 10. No próximo dia 21 de janeiro a Microsoft vai apresentar novidades, mas o TeK quer saber em qual das áreas indicadas os leitores gostavam de ver o Windows reforçar a sua aposta.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.