Numa altura em que o mercado português conheceu recentemente novas ofertas de smartphone, o TeK teve online uma votação onde os seus leitores poderam indicar, entre conjunto pré-definido, as características que mais valorizam num terminal móvel deste género.

“Preço baixo”; “Câmara fotográfica”; “Ecrã touch”; “GPS e mapas”; “Reprodução de música e vídeo”; “Funcionalidades profissionais como o email”; “Todas as referidas” e “Nenhuma delas” eram as opções disponíveis.

Um total de 476 leitores responderam ao desafio colocado pelo TeK durante esta última semana, optando por destacar diferentes características.

Se o preço foi considerado um ponto importante na aquisição de um smartphone, reunindo 33 por cento dos votos, o conjunto de funcionalidades oferecidas pelos terminais deste género juntou maior consenso, registando 36 por cento das respostas.

[caption]Quadro de votação[/caption]

Imagem recolhida às 17:50h de 7 de Agosto de 2009

As características profissionais foram indicadas em 10 por cento dos votos, seguidas pelo “Ecrã touch” (6%) e pelo “GPS e mapas” (5%).

As funcionalidades apontadas que menos interessam aos leitores do TeK que participaram na votação foram a “Reprodução de música e vídeo” (3%) e a “Câmara fotográfica” (1%).

Saliente-se ainda que a opção “Nenhuma delas” registou seis por cento dos votos.

Entretanto, está online uma nova votação onde os leitores do TeK poderão manifestar a sua preferência pelas redes móveis em roaming ou pelas ligações Wi-Fi quando se deslocam ao exterior.

Nota da Redacção: A análise das Votações do TeK não tem como objectivo fazer uma avaliação estatística rigorosa e extrapolável para a realidade nacional de cada tema, representando apenas a opinião dos leitores que voluntariamente responderam ao inquérito.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.