Mais de metade dos leitores que responderam à última votação que o TeK manteve online confirmou já ter sido vítima de malware em sistemas Windows.
Em 2.178 respostas recebidas 51% dos participantes já foram vítimas de malware em equipamentos com sistema operativo Windows.
[caption]
[/caption]
A votação lançada aos leitores teve como mote os resultados de um estudo que aponta uma diversificação dos alvos de ataques. Os atacantes já não olham apenas para as tradicionais plataformas Windows. Estão cada vez mais interessados noutros sistemas operativos e em novas formas ataques que permitam acompanhar a alteração de hábitos (e preferências) dos utilizadores.
A votação realizada pelo TeK também mostra ataques bem sucedidos a utilizadores de outras plataformas mas, como seria de esperar, o domínio do Windows faz do software aquele onde são reportados mais casos.
Entre as alternativas, 7% dos inquiridos admitiram já ter sido atacados usando plataformas Linux; 5% tirando partido de sistemas Mac; 3% enquanto usavam sistemas Android e 3% no iOS.
Já 14% dos inquiridos garantiram nunca ter sido vítimas de malware, enquanto outros 18% consideraram que todos os sistemas operativos têm riscos para o utilizador.
Entretanto já está online uma nova votação que pretende aferir da expectativa dos leitores relativamente à nova oferta de hardware da Microsoft, veiculada pelo tablet Surface. Participe!
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Cristina A. Ferreira
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários