Depois de treze anos no topo da lista dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates foi destronado por Warren Buffett. O ranking da Forbes destaca o investidor de 77 anos, presidente da Bershire Hathaway, como o detentor da maior fortuna, avaliada em 62 mil milhões de dólares.



A lista, que engloba os homens com fortunas acima dos mil milhões de dólares, posiciona o mexicano Carlos Slim no segundo lugar da tabela, com 60 mil milhões de dólares, e só depois menciona Bill Gates, que passa agora a figurar no terceiro posto do ranking com 58 mil milhões de dólares, mais dois mil milhões do que no ano anterior.



A mesma publicação salienta que a ascensão de Warren Buffett está relacionada com a revalorização das acções da sua companhia, que controla diversas empresas em múltiplos sectores. Este impulso valeu ao norte-americano o aumento da sua fortuna em 10 mil milhões de euros em apenas um ano.



Entre os motivos que podem justificar a queda de Bill Gates na tabela destacam-se as inúmeras doações do fundador da Microsoft para a sua fundação, entre outros investimentos não citados.



Por fim, entre os homens mais endinheirados surgem quatro empresários indianos, com o magnata Lakshmi Mitta a destacar-se dos restantes graças à sua fortuna de 45 mil milhões de dólares. Os irmãos Mukesh e Anil Ambani surgem logo a seguir com 43 e 42 mil milhões de dólares, respectivamente, enquanto que o promotor imobiliário KP Singh surge na oitava posição com 30 mil milhões de dólares, uma fortuna que lhe valeu a subida de 54 postos na lista da Forbes face ao ano passado.



A sétima posição pertence ao fundador da empresa IKEA, o sueco Ingvar Kamprad, que detém uma fortuna de 31 mil milhões dólares. Oleg Deripaska, o magnata russo do alumínio, surge em nono lugar na tabela, com 28 mil milhões de dólares, seguido pelo alemão Karl Albrecht, que encerra o top dos dez homens mais ricos com uma fortuna de 27 mil milhões de dólares.



Na lista deste ano surgem quatro portugueses: Américo Amorim, com uma fortuna de 7 mil milhões de dólares (132ª posição), Belmiro de Azevedo, com 2 mil milhões de dólares (605ª), Joe Berardo, com 1,8 mil milhões (677ª) e Horácio da Silva Roque, com 1,4 mil milhões de dólares (843ª).



É de salientar que a lista deste ano inclui 226 novos multimilionários, 77 dos quais são norte-americanos e metade fez fortuna no último ano canalizando as suas economias em investimentos.



Notícias Relacionadas:

2007-08-08 - Carlos Slim destrona Bill Gates e assume lugar de homem mais rico do mundo