O segmento de entrada k1, o high end V4e e o Inforad Moto, para veículos de duas rodas, constituem a gama de produtos que a Inforad, em parceria com a Newlemix, começou recentemente a comercializar no mercado português. Mas desengane-se desde já se estava a pensar servir-se de um destes pequenos dispositivos para antecipar a presença de carros patrulha da BT parados em pontos estratégicos...

Os modelos funcionam - dentro da legalidade - através de satélite e recorrem a uma base de dados construída pela fabricante para dar aos condutores informação acerca da localização das câmaras de velocidade, nem sempre devidamente assinaladas pelas entidades públicas.

Estes localizadores emitem sinais sonoros e visuais de aviso na aproximação de câmaras, sendo o tipo e tempos de aviso configuráveis pelo utilizador através da Internet, assim como a actualização da base de dados.

Para pôr um V4e a funcionar será necessário, primeiro que tudo, fazer o download do Inforad Manager, disponível na secção de downloads da versão portuguesa do site da fabricante.

[caption]Caixa V4e[/caption]

O processo é rápido, mas não sem alguns avisos, nomeadamente um que dá conta que existe software anti-vírus que pode confundir a aplicação com um cavalo de Tróia. Embora utilizando o Avast, a equipa do TeK não se defrontou com qualquer alarme, presumindo-se que a questão já se encontre resolvida.

Depois do download do Inforad Manager e do re-start ao computador, avançamos finalmente para a actualização da base de dados e para a configuração do aparelho, ligando o mesmo ao PC através do cabo USB que traz de origem.

Uma chamada de atenção para a falta de informação sobre o modo de funcionamento do aparelho, pelo menos na embalagem que nos foi fornecida pela Inforad para teste, embora o manual esteja disponível online. De qualquer modo, a caixa nem sequer traz indicação do endereço Internet a partir do qual se faz o download do programa.

A ligação do aparelho à base de dados demora alguns segundos e poderá não ficar concluída à primeira, como nos aconteceu. De qualquer modo é insistir. A primeira ligação do aparelho não deverá prolongar-se por mais do que três minutos, segundo a fabricante.

Quando tudo corre bem, surge a homepage do micro-site que permite a actualização da base de dados e a configuração do aparelho.

[caption]Homepage[/caption]

No que diz respeito às bases de dados, o utilizador pode escolher entre a versão que reúne as zonas de risco certificadas, relativa apenas aos radares fixos existentes na Europa, e a versão que inclui esses mesmos radares fixos e zonas de risco não certificadas no território português, que dão conta da suposta existência de radares móveis.

Esta versão da base de dados é construída com a colaboração dos utilizadores, que podem assinalar "pontos de interesse" no seu V4e sempre que desconfiem da presença de uma câmara de velocidade em determinado ponto. Essa informação fica armazenada no dispositivo podendo ser descarregada na actualização seguinte.

Cabe à equipa local da Inforad verificar a hipótese no terreno. Quando tal se regista, o ponto de interesse passa a integrar a base de dados como uma zona de risco não certificada.

No micro-site é possível configurar vários parâmetros de funcionamento do aparelho na secção "Ajustes", nomeadamente aquele relativo ao intervalo de tempo com que deseja ser avisado da aproximação de uma câmara de velocidade ou do afastamento da mesma.

[caption]Parâmetro de aproximação[/caption]

[caption]Parâmetro de afastamento[/caption]

Parâmetros ajustados, pegámos no V4e, colámo-lo ao tabelier do automóvel e fomos para a estrada, mais precisamente para o centro de Lisboa, onde o dispositivo poderia mostrar todo o seu potencial. Correspondendo às expectativas, a viagem foi repleta de avisos sonoros e luminosos.

Tendo presentes as funcionalidades limitadas do aparelho, ficámos apenas desiludidos pelo facto do dispositivo ter de estar sempre ligado ao isqueiro do carro. Se pretender ter um V4e "sem fios" terá de desembolsar mais 25 euros para adquirir um opcional que inclui uma bateria de lítio e o respectivo carregador, para uma autonomia de quatro a seis horas.

[caption]V4e[/caption]

De qualquer modo, se tem algum acelera ou alguém mais distraído entre os seus amigos ou familiares e acha que este precisa de abrandar o ritmo na estrada ou diminuir o volume de multas, o V4e será com certeza um presente a considerar para o Natal.

O modelo de entrada de gama custa 49,90 euros, enquanto o V4e e o Inforad Moto têm preços de lançamento de 69 e 59 euros, respectivamente.

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