A Google ainda é uma estreante no mercado de smartphones em Portugal, com os primeiros modelos a chegarem às lojas a 4 de outubro para desafiar as marcas instaladas e embora a empresa não partilhe números ainda não faz parte do Top 5 das vendas, o que é natural dada a chegada recente. No ano passado a Google lançou os dois modelos do Pixel 8, o "normal" e o Pro, que o SAPO TEK testou avançando também com a geração anterior do modelo mais barato, o Pixel 7a. É este que agora é "substituído" pelo Pixel 8a, que foi anunciado oficialmente na semana passada e que vi estar à venda a partir de amanhã.
Numa pré apresentação onde o SAPO TEK participou, a responsável de produto, Soniya Jobanputra, fez questão de sublinhar que o Pixel 8a quer ser o smartphone com melhor câmara abaixo dos 500 euros, e com a IA do Gemini integrada. Só que em Portugal o telemóvel tem um preço acima dos 560 euros, com as taxas envolvidas, o que estraga o slogan mas não "mancha" a reputação do equipamento.
O SAPO TEK já teve oportunidade de testar, embora ainda de forma breve, o novo telefone e nota-se uma evolução significativa em relação ao Pixel 7a, no design e materiais usados mas também no desempenho, que resulta da utilização do processador Tensor G3 e da combinação com a versão "limpa" do Android, optimizada com as ferramentas de inteligência artificial que a Google tem vindo a adicionar. E aqui as melhorias notam-se sobretudo a nível da fotografia.
Veja as imagens do novo Pixel 8a
A linha de design é semelhante ao Pixel 8, com os cantos arredondados e com a utilização de materiais mais premium, que se notam ao toque. O ecrã de 6,1 polegadas foi melhorado face ao Pixel 7a, trazendo agora mais brilho - até 2000 nits - e uma taxa de atualização de 120 Hz adaptativa. Nota-se também uma moldura mais fina que dá mais espaço ao ecrã.
Ainda no campo do design, as cores mantêm o Obsidiana e Porcelana mas há também dois novos tons, uma edição limitada de Aloe e o azul baía. O modelo que testámos é o porcelana, agradável ao toque e com um tom suave próximo do branco. Vinha acompanhado de uma capa que cobre a traseira mas que contribui para maior resistência.
A inteligência da fotografia no ambiente "soturno"
Como seria de esperar, a fotografia é uma das grandes apostas e o Pixel 8a tem um sistema de câmara dupla com uma lente principal de 64 megapixels e uma lente ultra grande angular de 13 megapixels. A câmara frontal é também de 13 megapixels com campo de visão Ultrawide de 96,5°.
O Pixel 8a portou-se muito bem nas experiências que fizemos, com desempenho ao nível da formatura na marinha e mesmo no ambiente mais escuro e confinado do submarino Barracuda. Levámos o novo smartphone da Google a uma visita a Cacilhas ao submarino da Marinha Portuguesa e o resultado não desilude, sobretudo considerando o nível de preço do Pixel 8a.
Veja as imagens captadas pelo novo Pixel 8a
Enquanto estivemos na fila para entrar no submarino houve tempo para brincar com as funcionalidades de IA, como a melhor foto onde se podem substituir rostos de fotografias de grupo, o editor mágico para manipular imagens e o Zoom. Não estão ao nível do Pixel 8 Pro mas não nos podemos queixar do resultado.
O vídeo é também estável e as imagens captadas dentro do submarino, e da fragata D. Fernando II e Glória, são fluídas e luminosas, sem grande instabilidade apesar do movimento.
Ficam algumas das fotos e vídeos captados
Ainda não levámos ao limite a bateria, o que é um bom sinal, mas na verdade a utilização não tem sido intensa e só nos próximos dias é que podemos dar conta de resultados nesta área.
O Pixel 8a vem equipado com uma bateria de 4.492 mAh e carregamento rápido, com suporte a carregamento sem fios certificado pela Qi. Não traz carregador na caixa, seguindo a tendência que já se instalou entre muitas das marcas de smartphones.
A integração do processador Tensor G3 da Google é um bom contributo para o desempenho, equiparando este modelo mais acessível às capacidades do Pixel 8 e 8 Pro. É acompanhado pelo coprocessador Titan M2 e traz 8GB de RAM. A disponibilização de uma versão de 264 GB de armazenamento, adicional à versão base de 128 GB é também uma boa novidade, até porque o espaço nunca é demais.
É este desempenho que suporta as ferramentas de IA, do assistente de voz à tradução direta e modo intérprete, e o famoso "circle to search" que já chegou a mais smartphones.
Uma nota importante para o suporte da Google é o facto de o Pixel 8a ser o primeiro modelo desta linha a ter garantidos 7 anos de atualização do sistema operativo e de atualizações de segurança, assim como de novas funcionalidades nos "feature drops" com que a empresa vai atualizando algumas das ferramentas. Provavelmente ninguém está a contar ter este smartphone durante 7 anos, mas é uma boa medida de sustentabilidade.
O Pixel 8a chega amanhã, 14 de maio às lojas da Vodafone e Worten com um preço de 559 euros e durante a campanha de pré encomendas era possível ter um desconto de 150 euros a mais na troca de um telefone qualificado.
Veja o vídeo da Google do novo smartphone
Nota da Redação: foi adicionada mais informação e imagens. Última atualização 15h26
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários