A família de smartphones de marca própria da Optimus ganhou recentemente um novo elemento. O San Remo concorre na gama dos "topos de gama democratizados", com um preço na linha dos 200 euros (mais concretamente 249,90), mas com "características de qualidade".

O destaque vai para a luminosidade e recetividade do ecrã e para as dimensões do equipamento, originalmente produzido pela Alcatel.

Resumidamente, falamos de um telefone de peso reduzido (110 gr) e muito pouca espessura (8,5mm), com um ecrã tátil LCD capacitivo com 4,6 polegadas, processador dual core de 1Ghz conjugado com uma memória RAM de 1GB e sistema operativo Android na versão Jelly Bean 4.1.1.

[caption][/caption]

À vista temos um dispositivo "monobloco", ou seja, a tampa posterior e a bateria de 1800 mAh Li-ion não podem ser removidas, com um painel frontal em vidro sem botões e o restante corpo em plástico de qualidade, a imitar alumínio "varrido" no caso do modelo testado (de cor cinzenta).

[caption][/caption]

Na parte da frente, o San Remo apresenta um altifalante e uma câmara frontal de 2 Megapixéis, em cima, e as três teclas touch retro-iluminadas de controlo - da esquerda para a direita, tecla Voltar, tecla Início e tecla de Aplicações Recentes - em baixo. As duas últimas teclas têm dupla função, que varia conforme o tempo de duração do toque.

Nas laterais, à direita há espaço para o controlo do volume e para a slot do cartão SIM e à esquerda para a slot do microSD, que suporta cartões até 32GB, adquiridos à parte. Em cima situa-se, como habitual, a tecla de Power, além do conector do auricular, e em baixo temos o conector micro-USB e um microfone.

Na parte posterior situa-se a câmara de 8 Megapixéis, o flash LED, o segundo microfone e um altifalante onde é projetado o som multimédia, no fundo.

A caixa de compra inclui o carregador, um auricular stereo com microfone, um cabo USB e um manual de iniciação rápida.

O típico ambiente Android

Quem está familiarizado com a plataforma Android não vai estranhar o San Remo, que apresenta apenas uma ou outra alteração gráfica.

Há cinco ecrãs personalizáveis para navegar, pré-carregados com algumas das principais aplicações do Google (como o Maps, o Gmail ou o acesso à Playstore), que no entanto podem crescer em número ou ser substituídas por outras. Ou seja, em cada um dos ecrãs iniciais pode adicionar aplicações ou widgets, assim como reposicioná-los ou removê-los do mesmo.

[caption][/caption]

Há mais de uma dezena à escolha, de áreas que vão desde o entretenimento à produtividade, passando pelas comunicações e pelas redes sociais - nem todas com o mesmo nível de interesse. Para uma melhor organização dos itens pode adicioná-los a uma pasta, "empilhando-os". Para mudar o nome de uma pasta, abra-a e toque na barra de título.

Como habitual, os fundos de ecrã também podem ser personalizáveis. Basta "pressionar" ligeiramente o ecrã e surgem as diferentes pastas de recurso: fundos de ecrã de vídeo, fundos de ecrã animados, galeria de fundos de ecrã e galeria.

Perante o ecrã inicial terá uma Barra de Estado onde são apresentados todos os indicadores de estado do telefone do lado direito, como o indicador de bateria, o indicador de cobertura de rede, mas também os avisos relativos às diferentes notificações, como mensagens recebidas ou chamadas não atendidas, mais à esquerda.

Ao puxar a barra de Estado para baixo o painel de notificações "desdobra-se", surgindo também uma barra de definição rápida, deslizável na horizontal (e não configurável).
Barra de Estado à parte, o ecrã inicial conta ainda com a Barra de Pesquisa do Google, com possibilidade de procura por introdução de texto ou voz, e uma Barra de Favoritos, costumizável, que suporta até quatro aplicações ou funcionalidades. Esta barra tem um separador ao meio que dá acesso ao Menu Principal.

Ligar, navegar e fotografar

No geral, as funcionalidades base do San Remo corresponderam às expetativas criadas para um smartphone da sua gama.

O som das chamadas é nítido, embora um pouco abafado quando recorremos aos auriculares. Altavoz, espera, adicionar mais chamadas e gravação são as funcionalidades disponíveis quando se faz uma chamada.

O teclado virtual é bastante recetivo e pouco "baralhado", mesmo na caixa de carateres especiais. Pode ir adicionando vocabulário ao dicionário para uso posterior.

A navegação entre ecrãs, menus, itens do telefone e icons de funções do telefone é instantânea. Nada de especial a apontar à velocidade de carregamento de páginas e navegação Web, mas o esforço de resposta parece traduzir-se num ligeiro aquecimento da bateria, refletido no painel posterior e no ecrã, sempre que nos demoramos mais nos "passeios online".

A utilização de aplicações intensivas (compreenda-se jogos) foi posta à prova por várias vezes, em diferentes géneros e cenários, e em apenas uma delas o protagonista se arrastou demasiado na sua selva de lianas.

Uma nota menos positiva para a localização do altifalante, que fica tapado quando se pousa o telefone com o ecrã para cima numa superfície plana, abafando o som.

[caption][/caption]

Apesar dos 8 megapixéis, a câmara pode deixar um pouco a desejar. Faltou alguma cor às fotos que tirámos (indoor e outdoor), um aspeto que talvez pudesse ter sido colmatado com o recurso à funcionalidade Modo de Cena.

Em termos de conetividade, o San Remo oferece as tecnologias mais recentes: Bluetooth 4.0 e Wi-Fi Direct. O equipamento pode ser usado como hotspot, com opção de ligação direta ao PC através de USB, por Bluetooth e por Wi-Fi.

A autonomia oferecida ronda as três horas de conversação e até 410 horas em espera. Para quem navega muito, joga muito e ouve muita música nunca vai parecer suficiente. Pode tentar ganhar mais tempo com a aplicação instalada de origem, que apresenta vários perfis para salvaguardar mais a bateria.

Os pontos positivos ganhos com as ranhuras laterais para a introdução do cartão SIM ou do SD Card, sem obrigar à remoção nem sempre fácil do painel posterior perdem-se pelo facto de não existir uma solução prática para retirar esses mesmos cartões.

Estivemos quase para recorrer à caixa do iPhone, mas encontrámos uma tampa de esferográfica pelo caminho. A Optimus sugere a utilização de um clip tradicional…

O San Remo chegou às lojas a 24 de abril último com uma campanha que permite a sua aquisição desbloqueado por 249,99 euros ou a partir de 119,90 associado a um tarifário Smart. Estas condições estão em vigor até 30 de Junho.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.