O Google Maps permite-lhe explorar o passado de uma rua ou local ao longo dos anos. Baseada nas imagens captadas pelo Google Street View, esta funcionalidade já existe há algum tempo, mas continua a ser desconhecida por muitos. Este “How to TEK” explica como pode utilizar esta ferramenta no seu computador e como partilhar a experiência no telemóvel.

O Street View foi lançado pelo Google em 2007 e tornou-se uma das funcionalidades mais conhecidas do Google Maps. Usando imagens captadas por carros equipados com câmaras especiais, oferece uma perspetiva em 3D das ruas, permitindo uma exploração detalhada dos locais. A funcionalidade de "viagem no tempo" usa as várias atualizações realizadas ao longo dos anos para mostrar o que mudou nos locais registados.

Como usar a linha do tempo no Google Maps

Para aceder às imagens de anos anteriores, deve usar a versão web do Google Maps no computador. Ainda não é possível aceder a esta funcionalidade diretamente nas aplicações móveis, mas há uma solução para visualizar os resultados no telemóvel. Acompanhe os passos abaixo.

Veja na galeria um exemplo com a Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, entre 2009 e 2024. 

Os passos são os seguintes:

No computador

  1. Aceda ao Google Maps no navegador web
    Abra o Google Maps no seu computador. A funcionalidade de linha do tempo não está disponível na versão móvel.
  2. Pesquise a localização desejada
    Na barra de pesquisa, introduza a rua ou local que pretende explorar. Depois, clique na miniatura do Street View.
  3. Abra a linha do tempo
    No canto superior esquerdo da vista de Street View, encontrará a data mais recente das imagens captadas. Clique nessa data para abrir as opções de anos disponíveis.
  4. Selecione o ano pretendido
    Será apresentada uma lista de anos em que o Street View passou pela rua. Escolha o ano que pretende visualizar.
  5. Explore as imagens do passado
    Após selecionar o ano, poderá navegar pelas ruas como se estivesse nesse período. Utilize as setas no ecrã para se deslocar pelo local.

Embora não esteja diretamente disponível, é possível visualizar o conteúdo no telemóvel. Para isso, no canto superior esquerdo, clique nos três pontos do menu e selecione "Partilhar ou inserir imagem" e copie o link gerado. Depois, envie o link para o telemóvel através de email ou mensagem. Ao clicar no link no telemóvel, o Google Maps abrirá diretamente na data selecionada.

“Viajar no tempo” com o Google Maps é uma forma prática de acompanhar a evolução de locais ao longo dos anos, quer esteja a investigar a história de um local, a explorar memórias pessoais ou por simples curiosidade, mas a funcionalidade tem limitações. Nem todas as áreas estão cobertas pelo Street View e o número de anos disponíveis varia consoante a frequência com que os carros do Google visitaram o local.

De referir ainda que a aplicação Google Maps para iOS já suporta a linha do tempo diretamente, mas para Android é necessário recorrer à versão web ou aos links partilhados.